O Instituto Municipal da Previdência de Itaúna está desenvolvendo junto aos setores da administração o projeto “IMP Itinerante”, com o propósito de aproximar a autarquia de seus segurados e beneficiários. O ‘IMP Itinerante’ teve inicio na quarta-feira (22), com servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O projeto tem como finalidade transmitir aos servidores municipais ativos do Executivo, incluindo a administração direta e suas autarquias, e do Legislativo, mais conhecimento sobre a organização e funcionamento dessa Autarquia Municipal. Considerando que existem dificuldades de locomoção dos servidores entre seu local de exercício e a autarquia, criou-se esse canal de comunicação possibilitando que haja a solução de questionamentos e buscando sanar quaisquer dúvidas.
O Instituto Municipal de Previdência dos servidores públicos de Itaúna equivale ao INSS. Os trabalhadores das empresas privadas contribuem para INSS, já os servidores da Prefeitura, da Câmara e do SAAE que fizeram concurso público, foram aprovados e nomeados são segurados do IMP.
O presidente do IMP, professor Heli de Souza Maia, disse ao Jornal S’PASSO que o interesse com esse projeto é ouvir o servidor para prestar esclarecimentos em suas dúvidas. O atendimento é individualizado, assim, o servidor fica mais à vontade para se expressar, expor sua situação e tirar as dúvidas específicas sobre a previdência.
Para Maia, a primeira experiência dessa proposta foi positiva, embora alguns esperassem uma palestra, um monólogo e foi justamente o contrário. “Foi um verdadeiro diálogo, elucidativo, explicativo, informativo, propositivo e assertivo. O servidor pôde, inclusive, fazer simulação de quanto tempo ele ainda tem que trabalhar antes de se aposentar”, considerou.
O projeto prossegue com sua execução e a cada mês a equipe técnica da Gerência de Atos de Aposentadoria percorrerá um órgão da administração, com objetivo de aproximar a autarquia previdenciária municipal dos servidores ativos.