Na Semana do Cooperativismo, ações sociais ensinam que é tempo de cooperar

0
398

Ações em favor do bem-estar das pessoas através do apoio às entidades sociais do município fazem parte das atividades da Semana do Cooperativismo, que anualmente acontece de 28 de junho a 3 de julho, culminando com o Dia C, o “Dia de Cooperar”. Nessa data, o foco principal é o incentivo às ações do voluntariado.  

O cooperativismo surgiu na Inglaterra no final do século XVIII e é do associativismo de cooperação que nascem as propostas de colaboração entre pessoas com o mesmo propósito de empreender algum negócio, modificar o cenário político, social e econômico das cidades e das pessoas.  A ideia de trabalhar junto, no mesmo diapasão, e alavancar econômica e socialmente fez surgir nas cidades, como Itaúna, as cooperativas: de produtores rurais, do serviço agropecuária, de crédito, de costureiras, de eletrificação rural, de coleta e reciclagem de lixo, entre outras. 

O cooperativismo em Itaúna é parceiro durante o ano inteiro no trabalho de apoio instituições como o Hospital Manoel Gonçalves, a Avacci, o Hospital do Câncer de Belo Horizonte, o Hospital de Câncer infantil de Pará de Minas, a Fundação Frederico Ozanan, o Crasi, entre outras instituições. Também realiza campanhas de doação de material para assistência social, como cadeiras de rodas, produtos de higiene pessoal e alimentos. As cooperativas do município são exemplos de empreendedorismo e, ao longo de sua existência, têm colecionado prêmios por sua atuação, como a Cooperita – Cooperativa de Produtores Rurais de Itaúna e a Coopert – Cooperativa de Reciclagem e Trabalho.

Projetos culturais, artísticos e de assistência social

O Jornal S’PASSO conversou essa semana com o presidente do Sicoob Centro-Oeste, Márcio Villefort, acerca da atuação da instituição. O Sicoob é o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil e, em Itaúna, tem duas grandes referências: o Sicoob Centro-Oeste e o Crediuna. Villefort pontua que nessa semana dedicada ao cooperativismo é importante reiterar as informações acerca da cultura cooperativista, da história das instituições, enaltecer a relevância do movimento cooperativista, seus princípios e valores, as dimensões social e econômica, bem como os diversos ramos de atuação. Em Itaúna, através do Sicoob Centro-Oeste e de outras cooperativas são destaques os inúmeros projetos de cultura, arte e assistência social.

O empresário Márcio Villefort lembra que em 26 de janeiro de 1993, na cidade de Formiga, nascia a Formicred – Cooperativa de Economia e Crédito dos Comerciantes de Formiga Ltda. Anos depois, em 15 de abril de 1997, era inaugurada em Itaúna, a Itacred – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecção de Itaúna Ltda. Duas cooperativas de grande importância para o Centro-Oeste mineiro.

Em 14 de abril de 2008, visando o aumento da competitividade, a otimização de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, o crescimento sustentado, a redução dos custos administrativos, dentre outras vantagens, os cooperados das duas unidades deram um passo histórico. Reunidos em assembleia aprovaram a união entre as duas cooperativas, concretizada em 1º de agosto de 2008. Surgiu então, através da união entre a Formicred e a Itacred, o Sicoob Centro-Oeste, com sede em Itaúna.

Mais de 18 mil associados e inúmeras ações no centro-oeste mineiro

 A nova cooperativa nasceu com cerca de 2.500 cooperados e hoje conta com mais de 18 mil cooperados, com agências em Itaúna; na Rua Capitão Vicente e Avenida Jove Soares; Belo Horizonte, nos bairros de Lourdes e Betânia, Formiga, Contagem, Betim e Brumadinho, além da Conta Digital.

Em julho de 2020 o Sicoob Centro-Oeste inaugurou seu Centro Administrativo que otimizou o espaço para a equipe administrativa, ampliou sua capacidade de produção e desenvolvimento, além de reduzir despesas. Para esse ano há previsão da abertura de mais uma agência em Belo Horizonte, no Bairro Funcionários.

Dentro do sétimo princípio do Cooperativismo “Compromisso com a Comunidade”, o Sicoob Centro-Oeste desenvolveu, durante décadas, diversas ações sociais, sendo as mais recentes, realizadas durante esse ano, como o apoio ao “Projeto Aquarela”, que abraça crianças e famílias necessitadas de nossa cidade; o projeto “Doe Sangue! Salve Vidas”, que busca e facilita a participação de doadores de sangue junto ao Hemominas e o projeto “Energia de Sobra”, que minimizou os custos com energia elétrica da Sociedade São Vicente de Paulo.

Sicoob Crediuna também está presente nas ações solidárias

Também presente nas ações da Semana do Cooperati­vismo, o Sicoob Crediuna, presidido por Luciano Olím­pio Guimarães, mostra que além da atuação nos negócios financeiros dos cooperados, está presente nas parcerias em diversos empreendimentos socioculturais da cidade.

A Cooperativa de Crédito Rural de Itaúna Ltda iniciou as atividades em 1989, com 20 associados, que se uniram para constituir a Crediuna, que a princípio se destinava apenas aos produtores rurais, com o objetivo de facilitar o custeio da produção agrícola e pecuária. Atualmente, a coope­rativa possui mais de 15 mil associados em vários setores e durante todos esses anos está em constante crescimento.

Segundo Luciano Guima­rães, o Sicoob Crediuna está sempre participando e promo­vendo ações sociais que pos­sam ajudar a contribuir com a comunidade, reforçando assim todos os valores que abrangem o cooperativismo. “Nesses últimos meses desen­volvemos uma campanha soli­dária junto aos nossos associa­dos para auxiliar a Fundação Frederico Ozanan, arrecadando fraldas geriátricas. O Asilo utiliza em torno de 500 fraldas por dia e estamos fechando essa cam­panha, e a cada fralda arreca­dada, o Sicoob Crediuna doará mais um pacote para a instituição”, conta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − seis =