CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES DE ITAÚNA

Na sequência de reportagens, o Jornal S’PASSO destaca o trabalho de Giordane Alberto de Carvalho

0
694

O vereador Giordane Alberto Carvalho, 45, está no segundo mandato. Em 2020, para essa legislatura, ele ficou na primeira suplência do PV, obtendo 490 votos, empatando com o colega Fares Neto, que por ser mais velho, assumiu a cadeira.

  Evangélico e republicano, como parlamentar atua no grupo de base do prefeito Neider Moreira (PSD). No primeiro mandato passeou um pouco pela oposição, embora diz não situar-se nessa condição. Na vida social se diz um cidadão comum. Filho, marido e pai que “vislumbra uma sociedade cada vez melhor para se viver”. É padeiro e confeiteiro de profissão. Aprendeu o ofício ainda muito jovem, antes de entrar na política. Em 2012, devido ao trabalho social que sempre desenvolveu no município, foi convidado para tentar uma vaga no legislativo municipal. Nunca deixou a profissão de padeiro e hoje busca conciliar essa atuação com as atividades legislativas e com suas funções na igreja.

Causas conservadoras e cristãs

Giordane Alberto afirma que tem lutado por causas conservadoras e cristãs em prol da “família tradicional”. Ao longo destes quase dez anos de atividades legislativas vem enfatizando o debate sobre esses temas e “buscado o bom senso” dos colegas vereadores para defendê-las.

Atuação na saúde e nas pautas de acessibilidade

Em 2020, após sofrer um AVC, também passou a buscar e defender causas de acessibilidade e conscientização acerca do tema, vindo a colaborar com outros colegas que também militam nesta área. “Considero todos os vereadores parceiros. Uns possuem entendimentos parecidos com os meus e outros não, mas tudo bem. O importante é o respeito nos diálogos sobre as diferenças”, pontua.

Adaptação física e como parlamentar

Entre os anos de 2013 e 2020 Giordane foi vice-presidente e secretário da Mesa Diretora da Câmara onde se posicionou de acordo “com minha consciência e necessidade de cada momento”. Em 2020, ainda no início da campanha eleitoral daquele ano, quando foi acometido com o AVC, teve que se adaptar à nova realidade. “Conciliar a mobilidade e dicção reduzidas, atividades legislativas e religiosas com a campanha, não foi fácil. Quando saiu o resultado daquele pleito, tivemos um empate. Obtive a mesma quantidade de votos do médico, muito querido em nossa comunidade, Dr. Fares. Pelos critérios da legislação eleitoral, o Dr. Fares tomou posse em primeiro de janeiro de 2021 e eu, fiquei sendo o primeiro suplente. Em abril de 2021, o Dr. Fares foi convidado, pelo prefeito Neider, para assumir a Chefia de Gabinete no Poder Executivo. Eu estava focado nas atividades sociais da igreja e no comércio familiar quando fui convidado pelo Dr. Fares para uma conversa. Nesta reunião bilateral fui comunicado de sua decisão, quando ele demonstrou uma grande sensibilidade política em favor de uma causa maior pelo município. Neste momento estávamos alinhando uma forma de juntos, eu retomando uma cadeira no legislativo e ele assumindo uma na Prefeitura, fazermos uma ponte de diálogos para tentarmos fazer com que as demandas da comunidade chegassem ao Poder Executivo. Desta forma, estamos levando, desde então, esses pedidos da comunidade ao conhecimento da Prefeitura e suas secretarias”, revela.

Ser da situação ou oposição não interfere

Giordane acredita que o vereador ser situação ou oposição não interfere no atendimento das demandas da população. A oposição responsável e ética é fundamental para qualquer governo em qualquer esfera. “De acordo com as necessidades da comunidade, o Poder Executivo não dispensará a função de assessoramento do legislativo, quando este leva as demandas ao seu conhecimento. Tenho certeza de que irão realizar as intervenções necessárias de acordo com a necessidade e disponibilidade de recursos dentro do que for possível. Afinal, o vereador não pede para ele, e sim, leva as reivindicações dos cidadãos ao conhecimento do Poder Executivo”, avalia.

Atuação limitada em qualquer lugar

Não só em Itaúna, mas em qualquer cidade brasileira a vereança é limitada, na opinião de Giordane Alberto. Segundo ele, a vontade é ir onde o problema existe e resolver a necessidade do cidadão na hora, mas infelizmente não é assim que funciona. “Temos uma legislação para seguir e o que podemos fazer é lutar para que os serviços públicos sejam realizados com eficiência, que os recursos sejam empregados da melhor maneira e que as leis sejam cumpridas. Nós vereadores somos o reflexo da sociedade. Estamos representando o povo. Vejo que nesta legislatura a comunidade está sendo representada de forma fidedigna e condizente com a realidade. O Brasil passa por um momento de mudanças e nós temos que aprender a respeitar isto. Diálogo e bom senso sempre”, ensina.

Pautas religiosas, conservadoras, com respeito aos que pensam diferente

“Como comentei acima, tenho lutado por causas conservadoras e cristãs em prol da família tradicional, além de outras demandas. Mas isso não quer dizer que a minha ideologia é unanimidade, sou ciente disso. Mas assim como respeito as opções de grupos liberalistas, espero ser respeitado em minhas convicções também. Pesquisas recentes, veiculadas em grandes veículos de comunicação, apontam que no Brasil cerca de 30% do eleitorado são do público evangélico. Acredito que em Itaúna não seja muito diferente disto”, pontua.

O futuro nas mãos de Deus

Sobre o seu futuro político, o vereador foi pontual: “está nas mãos de Deus”. Lembra que ainda falta um bom tempo para as eleições municipais de 2024 e que há muito trabalho pela frente. “Contudo, quando o pleito estiver se aproximando e se a população considerar que mereço mais uma chance como vereador, através do reconhecimento do nosso trabalho, eu pretendo colocar o meu nome mais uma vez à disposição do eleitor itaunense”, afirma.

Apoios em 2022, mais Zema e Bolsonaro

Para deputado estadual Giordane Alberto está apoiando o candidato à reeleição Charles Santos (Republicanos), para a Câmara dos Deputados, o candidato Herculano Anghinetti (PSDB).

 “Para o governo de Minas acredito no trabalho do governador Zema (NOVO), motivo pelo qual apoio sua reeleição. E para presidente da República apoio a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro (PL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 − 12 =