CONHECENDO OS VEREADORES DE ITAÚNA

0
997

Gustavo Dornas Barbosa

Na sequência das reportagens com os vereadores de Itaúna, o Jornal S’PASSO destaca nessa edição Gustavo Dornas (Patriota), eleito para seu primeiro mandato em 2020 com 729 votos. Ele é dentista e atua diariamente em seu consultório. É casado com Márcia Andrade Monteiro Barbosa há 20 anos e pai de dois filhos. Sua entrada na política partidária se deu na primeira gestão do prefeito Neider Moreira (PSD), onde foi secretário de Esportes (2017-2018). Saiu no final de fevereiro de 2019 para trabalhar no gabinete do deputado Gustavo Mitre (PSB).

Pautas pela legalidade: Saúde e Educação

O vereador afirma que busca sempre a legalidade em qualquer frente que esteja atuando. Como profissional de saúde e ex-secretário municipal de esportes, diz que aprendeu muito sobre gestão pública. “A pasta da saúde no município está em boas mãos, mas a saúde é muito complexa e a demanda muito grande. Estou muito preocupado com o atendimento pediátrico em Itaúna. Então estabelecemos diálogos com o gestor da pasta, cobrando ajustes para melhor atendimento à população. Em relação à educação, sou de uma família de professores, minha esposa também é professora e eu também já fui professor de Biologia. A educação de Itaúna tem avançado consideravelmente nos últimos tempos e todos os gestores deram sua contribuição. Estou acompanhando mais de perto a gestão do atual prefeito e as escolas estão sendo reformadas, a merenda escolar é de boa qualidade, mas sempre existe alguma situação que pode ser melhorada. O município possui diretoras, diretores e professores muito capacitados, competentes e dedicados. A eles, meu respeito e admiração”, pontua.

Gestores do Esporte

Na avaliação do ex-secretário de Esportes, Itaúna evoluiu muito nesse quesito. Ele cita os Jogos Escolares, recém-abertos com grande participação e boa organização. “Eu sempre tenho citado meu antecessor na pasta, Faiçal Filho, pelo grande trabalho. Fizemos ajustes pontuais, mantivemos boa parte da equipe e o Nelson Júnior, atual secretário, tem feito um grande trabalho também”, considera.

Atuação em todas as áreas

Gustavo afirma que também procura atuar nas comunidades rurais e cita o sogro como um grande líder ruralista. “Atuamos em todas as áreas que a população nos pede, sempre buscando políticas coletivas para melhorar a qualidade de vida dos itaunenses. Meus parceiros nestas atuações é a população de Itaúna”, salienta.

Falta de água

O novato vereador considera como um grande problema de Itaúna e que precisa ser resolvido pelo executivo, a constante falta de água em alguns bairros da cidade. Para ele, o SAAE necessita ser mais efetivo nestas situações e a Estação de Tratamento de Esgoto tem que ser inaugurada e funcionar, o mais rápido possível, “ninguém aguenta mais esta novela”.

Não fui eleito para ser base ou oposição

Gustavo reitera categoricamente que não foi eleito para ser base ou oposição, mas sim para ser vereador da cidade de Itaúna, leal ao cidadão itaunense e às suas convicções. “Meu grupo político é a cidade de Itaúna. Sou firme em minhas atuações, mas sou leal e correto. Procuro fazer uma política de maneira técnica e transparente, buscando conhecimento com pessoas técnicas e de confiança para alicerçar nosso mandado. Sou firme contra o endividamento da cidade, mais de R$ 50 milhões de empréstimos nos dois mandatos do governo Neider. No primeiro mandato dois são justificáveis, a compra de maquinário para a infraestrutura e a caixa d’água no Morada Nova, embora tenha achado o custo do projeto muito alto”, pontua.

Economia no terreno do novo Distrito Industrial

O vereador Gustavo afirma que vê com reservas os empréstimos para asfalto e em alguns casos, sem obras de captação pluvial e troca das tubulações, gerando algumas vezes desperdício de recursos públicos. Também diz ser firme na fiscalização da compra do novo terreno do Distrito industrial. “Nossa fiscalização, juntamente com outros três vereadores, levou a uma economia de mais de R$ 350 mil. Também fui firme na reforma da Previdência Municipal e depois da nossa atuação juntamente com outros vereadores, o executivo criou um grupo de trabalho englobando servidores efetivos de todas as secretárias. Um projeto substitutivo deve ser enviado. Esta reforma é importantíssima para a saúde financeira do município, mas tem que ser uma reforma justa, nos moldes feitos pelo governo do estado no atual mandato de Romeu Zema”, afirma.

Funerária

Atuante nas pautas de defesa de preços populares e ampla concorrência do serviço funerário, considera como um absurdo o que chama de monopólio. “Importante frisar que o serviço da concessionária é muito bom, mas existe uma reclamação da população em relação ao preço. Conseguimos aprovar duas emendas de minha autoria e de outro vereador, por unanimidade, dando transparência aos preços praticados e regulamentando enterros gratuitos para itaunenses”, explica.

Novo Código Tributário

Com relação ao novo Código Tributário, “aumento de impostos”, ressalta ser terminantemente contra. Para ele, a Prefeitura já está com excesso de arrecadação e os impostos e taxas municipais já são majorados todos os anos de acordo com os índices inflacionários.

Ótimas relações com o executivo

O vereador lembra que sempre votou e apoiou os projetos do executivo e que sua relação com a maioria dos secretários municipais é ótima. Suas indicações, que são feitas dentro da legalidade, “para uma melhor qualidade de vida da população”, quase sempre são atendidas. “É muito importante saber esperar e ter educação no tratamento para com a pessoas.  Agora, diálogo com o prefeito eu não tenho, isto parte dele, e nem por isto vou faltar com o respeito a ele. Ele foi eleito para ser prefeito, quero o melhor para Itaúna e torço para seu sucesso. Busco com minha atuação parlamentar, dentro das minhas possibilidades, ajudar a cidade”.

Sabedoria e equilíbrio

 “Deus está sempre comigo para que eu possa alcançar êxito no meu trabalho como vereador. Peço a ele sabedoria e equilíbrio. Estou realizando um sonho, muito feliz com a oportunidade que conquistei e os desafios e obstáculos serão superados”, avalia.  Na opinião do vereador, Deus reserva para cada um aquilo que é merecido e seu maior objetivo é servir a população de Itaúna “dentro da legalidade, contudo a maior dificuldade é a falta de diálogo do prefeito com este vereador”.

A avaliação dos colegas nas urnas

Gustavo Dornas não quis analisar o trabalho dos colegas. Disse que isso não lhe compete, mas que será feita efetivamente nas próximas eleições municipais. “Procuro ser um vereador independente e coerente, apoiando os projetos que são bons para cidade”, explica.

Futuro político e eleição da Mesa

Afirma que não faz planos para o futuro. Procura fazer um bom mandato de vereador, embora alguns projetos de leis de sua autoria sejam vetados pelo executivo. Opina que são vetos políticos e não jurídicos. Cita o projeto de instalação de câmeras nas escolas municipais que deu origem à tese 917 do STF, ou seja, “o Supremo Tribunal Federal considerou o projeto constitucional e o executivo, para minha perplexidade, vetou. Também estamos trabalhando para redução da taxa do lixo através de um projeto de lei complementar. Esta redução foi uma promessa de campanha do então candidato Neider Moreira na eleição de 2016. Então, estou focado no presente e não penso em futuro político. Deus vai me capacitar e enviar sinais para o meu futuro”, considera.

Para ele é prematuro falar sobre a eleição da Mesa, pois até o momento não existe uma definição dos nomes.

Apoios do Gustavo

Para presidente da República: Bolsonaro; Senador:  Cleitinho; Governador: Romeu Zema; Deputado Estadual: Gustavo Mitre e Deputado Federal: Domingos Sávio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove − treze =