A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a proposição da vereadora Edênia Alcântara (PDT), que concede isenção no pagamento de tarifa para o transporte público dos candidatos que irão realizar provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Justificando a proposição, a vereadora afirmou que milhares de estudantes realizam anualmente as provas em instituições definidas pelo MEC, muitas vezes distantes de sua residência, fazendo com que os candidatos tenham que se deslocar para outros bairros nos dias em que as provas acontecem.
Para a vereadora, em Itaúna o preço das tarifas do transporte público é muito caro inviabilizando a participação de muitas pessoas no processo seletivo do Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou a metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior.