CONHECENDO MELHOR NOSSOS VEREADORES

0
720

Márcia Cristina Silva Santos (Patriota)

A vereadora Márcia Cristina Silva Santos nasceu e se criou na comunidade rural de São José de Pedras. É filha do Sr. Tadeu e de Dona Maria, de uma família de cinco irmãos.  É casada com o sargento Arnaldo, da Polícia Militar, há 23 anos, e mãe de dois filhos: Ana Luísa e Pedro Henrique. Trabalhou como agente comunitária por oito anos, depois foi convidada para  coordenar a equipe da zona rural, trabalho esse que lhe mostrou a necessidade de ficar à disposição na Policlínica Dr. Ovídio, hoje chamada de Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado, onde prestava o atendimento a todas as demandas da zona rural e também das áreas fora dessa abrangência.  Logo em seguida recebeu o convite para coordenar a Policlínica Dr. Ovídio, o que o fez por dois anos. “Ali teve a oportunidade de ver de perto o tamanho e a necessidade da nossa população em receber um atendimento humanizado”, pontua.

 O convite para a política partidária veio do seu amigo e deputado Estadual Gustavo Mitre, quando disputou a primeira eleição pelo PDT, em 2012, ficando na primeira suplência com 439 votos. Em 2016 foi eleita pelo Partido Progressista (PP), com 649 votos. Foi reeleita para o segundo mandato em 2020 pelo Patriota, com 634 votos, “votação essa que agradeço sempre as pessoas que confiaram em mim, família, amigos e minhas assessoras que fazem parte da minha vida”, ressalta.

Saúde pública como prioridade

As pautas que envolvem a saúde pública são questões prioritárias na atividade política de Márcia. “E continuará sendo, buscando o direito da população em ter atendimento de qualidade e com maior agilidade. Quando se trata de saúde não deveria existir amanhã, não deveria existir a demora. Tudo que facilite a vida da população e traga mais transparência me motiva sempre a trabalhar com afinco”, afirma. A vereadora faz questão de dizer que além da saúde, procura atuar em todas as áreas, onde haja demanda, “mas a infraestrutura e a educação têm esse meu olhar, essa minha postura e meu compromisso; procuro estar sempre atenta às solicitações da população”.

Não é difícil trabalhar para o povo

Márcia Cristina diz que não vê dificuldade em defender o que é um direito do povo e um dever do poder público. O difícil é conseguir com que esses direitos sejam respeitados. “Em nosso município temos muitos pontos para melhorar, como as filas de espera, os pacientes aguardando exames, consultas e cirurgias desde 2017 e até a mais tempo. Meu maior incômodo é porque o setor da saúde ainda não é prioridade como necessita. Posso citar exemplos simples: o atendimento da farmacinha que tanto foi cobrado e foi prometida a mudança de endereço com espaço maior, a demora em filas de exames que necessitam de diagnóstico rápido”, aponta.

A saúde não tem a prioridade que merece

A vereadora vê como descaso outro tratamento na área da saúde, quando relata que os recursos encaminhados pelo deputado Gustavo Mitre (PSB) para compra de aparelho de endoscopia e colonoscopia que tanto ajudaria a população, não foram, até hoje, utilizados. Pois não há um local para instalação desse aparelho. “Simples assim avaliar que a saúde no nosso município não é tratada com a prioridade que merece”, critica.

Comissão de Educação

Para a vereadora, fazer parte da Comissão de Educação do Legislativo foi uma grande surpresa e muito positiva. A Comissão é composta por Márcia, por Edênia Alcântara (PDT) e por Gleison Fernandes (PSD). “Temos trabalhado de forma transparente sempre que a comissão é acionada e de forma democrática, respeitando opiniões divergentes e entrando sempre em um consenso pelo melhor para a população”, informa.

Oposição moderada

A vereadora Márcia Cristina, na maioria das vezes, atuou junto com o grupo de oposição ao governo Neider Moreira (PSD).  Atualmente tem tido uma postura mais livre, com atuações em favor de um e de outro grupo. Hoje, o que a melhor define: oposição ou situação? Ela responde que vem de duas eleições de grupos diferentes do Neider e sempre foi taxada como oposição por votar “contra aquilo que eu vejo que não é o melhor para a população, e cumprir com a minha obrigação de fiscalizar o poder executivo”. Ela faz questão de dizer que foi eleita para legislar e fiscalizar para toda a população e não para grupo A ou B. “Hoje e sempre o que me define é a liberdade, de votar e trabalhar pelo que eu acredito, e fiscalizar toda e qualquer denúncia que chega em meu gabinete”, ressalta.

As dificuldades em ser uma vereadora

A maior dificuldade que tem como vereadora, diz, é ver as leis de sua autoria serem aprovadas e não serem  executadas. “Esse é um problema enfrentado por todos nós.  Em relação a ser mulher não vejo nenhuma dificuldade, estamos cada vez mais ganhando espaço na política e em todas as áreas. Como em qualquer outra profissão os desafios encontrados por nós mulheres são o de conciliar a rotina da casa, criação dos filhos, ser mãe, ser esposa ser filha”, pontua.

Gustavo Mitre: candidato natural em 2024

Depois de dois mandatos como vereadora, Márcia afirma que o seu futuro político somente a Deus pertence, e que acha pretencioso pensar em algo a mais faltando quase dois anos para as eleições municipais. Ainda assim, afirma que hoje o melhor nome para esse pleito de 2024 é do deputado estadual Gustavo Mitre, “tendo vista que ele é o melhor politico que Itaúna já teve”. O Jornal S’PASSO perguntou-lhe sobre a eleição para a Mesa Diretora da Câmara nos próximos dias. Se a vereadora poderá compor um dos cargos numa negociação com os colegas. Márcia respondeu que não tem pretensão nenhuma, mas atenderia ao chamado dos colegas se houver necessidade de uma composição.

No domingo vai de Jair Bolsonaro para a presidência da República

No próximo domingo (30), no segundo turno das eleições presidenciais, o voto da vereadora Márcia Cristina Santos é de Jair Bolsonaro (PL). “É uma decisão muito pessoal merecendo ser respeitada independente do candidato. Acredito que o país vem de um sistema corrompido pela desonestidade e a corrupção, acredito que o trabalho que está sendo feito merece continuar. Creio que uma gestão que combate o desvio de dinheiro público, que preza valores, que defenda a vida e respeita Deus me representa, e não vejo um futuro para o nosso país regredir para um sistema que mostrou ser tão falho. Por isso meu voto é meu apoio é para Jair Bolsonaro 22. Deus, Pátria e Família!”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete + 2 =