A Policia Militar de Itaúna emitiu um informe oficial na manhã desta segunda-feira (14) com os detalhes oficias sobre o acidente ocorrido na última sexta-feira (11) em Itaúna, onde um ônibus da Viasul , concessionária do transporte público na cidade foi atingido por uma composição férrea da VLI, na passagem de nível da Rua Silva Jardim no centro da cidade.
Segundo a PM o ônibus foi arrastado por cerca de 50 a 100 metros. O motorista do ônibus, um homem de 58 anos, contou que não identificou nenhum sinal sonoro ou luminoso, ouvindo um alto barulho ao fazer a travessia e constatando que ocorreu a colisão. Ele ainda falou que que em razão da forte chuva no momento do acidente, sua percepção pode ter sido prejudicada.
O condutor da locomotiva, homem de 37 anos, testemunhou que muitos metros antes do cruzamento com a Avenida Silva Jardim, vinha sinalizando com sinais sonoros e luminosos e que a locomotiva estava em velocidade compatível, porém ao ver que a colisão ocorreria acionou os freios de emergência, contudo não foi possível evitar o acidente.
Uma testemunha que estava próximo ao local do impacto vendo a locomotiva passar confirmou as informações do maquinista, inclusive quanto a todos procedimentos de segurança.
Dois postes de sinalização vertical da Prefeitura Municipal e um sinaleiro foram arrancados com o acidente. O ônibus teve danos generalizados pelo acidente e pelo fogo e a locomotiva teve pequenos danos na parte frontal.
Quando a polícia chegou os dois ocupantes do ônibus já estavam fora do veículo quando então haveria começado o incêndio no ônibus, sendo os bombeiros acionados para apagá-las.
Familiares da mulher/vítima afirmam que ela perdeu um celular dentro do ônibus pelo acidente e o condutor relata que perdeu o celular e carteira com documentos pessoais.
Reveja os vários vídeos do acidente compartilhado nas redes sociais: