Itaúna é classificada em nota “A” pelo Tesouro Nacional

Classificação diz respeito a exigência para que o município tenha capacidade de endividamento junto a instituições financeiras

0
430

Obras e serviços de grande relevância para o município ou são realizadas através de investimentos próprios ou por meio de verbas públicas do estado e da união. No caso dos recursos da Prefeitura, o dinheiro provém dos tributos próprios ou de empréstimos, sendo esses muito criticados pela oposição, já que invariavelmente alcançam governos posteriores com dívidas longas e pesadas.

Hoje a Prefeitura de Itaúna pode contrair novas operações de crédito bancário com uma capacidade larga de empréstimos a juros satisfatórios num mercado bastante competitivo. A informação é do prefeito Neider Moreira (PSD), que revela a classificação da capacidade de endividamento do município através do Tesouro Nacional como a mais confiável, com letra “A”.  “Quando nós assumimos o primeiro mandato, em 2017, a capacidade de pagamento da Prefeitura de Itaúna era classificada como letra “C” pelo Tesouro Nacional. Essa capacidade de pagamento é medida por três indicadores:  Endividamento, Poupança Corrente e Liquidez. O Tesouro Nacional classifica os municípios em quatro letras: A, B, C e D. As duas primeiras são consideradas indicadores de confiança e boa capacidade de endividamento, as duas seguintes representam alto risco. Agora, em janeiro, tivemos a grata surpresa de ver que Itaúna está classificada na letra “A”. Letra A nos seus três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez, que colocam a cidade num seleto grupo de municípios, que têm as portas abertas do Tesouro Nacional para poder fazer a captação de recursos no mercado e realizar investimentos infraestruturais”, afirma.

Os bancos estão batendo à nossa porta

Para o prefeito a situação confortável é resultado da responsabilidade fiscal que sua administração conduz a cidade desde o primeiro ano. “Esta atitude responsável da administração faz com que Itaúna tenha uma situação absolutamente privilegiada no mercado. Isso tanto é verdade que os bancos estão, toda hora, batendo à nossa porta, oferecendo linhas de crédito e com o diferencial de fazer a captação com juros de mercado muito menores. Temos capacidade de pagamento, a chamada de CAPAG pelo Tesouro Nacional, absolutamente diferenciada de demais municípios. A notícia nos dá um conforto muito grande e a possibilidade de fazermos obras infraestruturais importantes”, comemora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − dois =