Na próxima terça-feira (07/02), em Itaúna, será realizado o lançamento do Programa Próximos Passos. A ação é uma iniciativa da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac Masculina) do município, em parceria com o Sebrae Minas, e visa capacitar os recuperandos – condenados que cumprem pena na Apac – para que eles tenham mais possibilidades de reinserção no mercado de trabalho.
A data marca o início de uma série de capacitações que envolverão, principalmente, temáticas relacionadas às atividades financeiras e oficinas de empreendedorismo, além de oferecer suporte para a Associação. “Apoiar instituições filantrópicas também é um papel importante do Sebrae Minas, pois contribui para um território mais desenvolvido e sustentável”, explica o analista do Sebrae Minas Frederico Santos.
O que é uma Apac?
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, responsável pela administração dos Centros de Reintegração Social de Presos e oferece diversas atividades voltadas para a capacitação dos recuperandos e estímulo ao empreendedorismo, como a formação para atuarem em atividades como: marcenaria, padaria, pré-moldados, vassouras e uniformes, além de ateliê de artesanato, escola e biblioteca. Os recuperandos estudam pela manhã e trabalham à tarde, nos regimes fechado, semiaberto e semiaberto com trabalho externo.
Um estudo sobre a reincidência das pessoas que deixaram os Centros de Ressocialização das Apacs, realizado em 2014 e 2015, revelou que a taxa média de reincidência dos recuperandos era de 12% e 14%, respectivamente. A pesquisa foi conduzida pela equipe do Programa Novos Rumos, em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MG).
Fonte: Assessoria SEBRAE/MG