De autoria da vereadora Edênia Alcântara (PDT), será apresentada à Câmara Municipal uma Moção de Aplausos ao Povo Brasileiro em agradecimento pelos seus atos em defesa da democracia no Brasil. A proposição, que está merecendo um tratamento especial de grupos de esquerda da cidade, estará na pauta da reunião ordinária do legislativo nesta terça-feira (7). A Moção deverá ser entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, representante de um dos três poderes que combateram essas ações terroristas – além da grande maioria dos brasileiros – e que estão restabelecendo a normalidade à luz do estado democrático de direito.
Na justificativa da Moção, a vereadora afirma que “a democracia brasileira sofreu um torpe atentado. Os golpistas, oriundos de diversas partes do país, inclusive de Itaúna, invadiram, depredaram e roubaram objetos das sedes dos três poderes da República, em Brasília”.
O resultado desses atos, diz Moção, foi uma grande perda histórica de bens materiais e um claro ataque à tão frágil democracia brasileira. “Esta ação, financiada, articulada e praticada por apoiadores extremistas do ex-presidente derrotado nas últimas eleições, causaram horror e vergonha aos brasileiros que amam e defendem nossa democracia”, que continuam contestando os resultados das urnas nas eleições passadas, no mesmo sistema de “urnas que elegeram, inclusive, todos os vereadores que hoje têm assento nesta Casa”.