O escritor itaunense e ex-presidente da Academia Itaunense de Letras (AILE) Toni Ramos Gonçalves, recebeu a Medalha Carlos Drummond de Andrade, em evento realizado em Ouro Preto, no Museu Casa dos Contos. A homenagem é destinada a escritores ligados à Academia Mineira de Belas Artes que se destacaram.
O evento de premiação dos acadêmicos foi organizado pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas – e contou com a participação de vários escritores de estados brasileiros e de outros países, marcando o início do ano cultural da entidade.
Toni Ramos Gonçalves recebeu o Troféu Guimarães Rosa em 2019, foi finalista do Prêmio Selo Flip-Off 2022 e está selecionado para a edição de 2023.
Falando ao Jornal S’PASSO o escritor itaunense afirmou que sua relação com Ouro Preto foi de amor a primeira visita. “Um lugar místico que nos leva ao transe artístico, inspirando todo artista a buscar a perfeição na sua arte. Nestes 27 anos, desde a publicação de O Último Pôr do Sol, os prêmios literários e a fundação da AILE, venho me dedicando de corpo e alma à literatura. Graças a Deus tive mais alegrias que decepções. Receber a medalha Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, na cidade que adotei como segunda casa, é o apogeu de uma longa jornada”, comemorou.