A coordenadora do projeto Núcleo de Atenção à Criança, NAC-Curumim, no Novo Horizonte, professora Maria Luiza Vargas do Amaral, organizou evento para anunciar a parceria com o Instituto Voe, de Divinópolis, que irá proporcionar às crianças e adolescentes uma série de atividades educacionais, que começaram com empréstimo de livros e gibis e doação de material escolar.
A instituição atua com projetos de incentivo à leitura e destinados a educadores e estudantes de escolas públicas em Minas Gerais, patrocinados por empresas como a MBL e a Fractal Investimentos. “Amigos e parceiros de vários projetos, as empresas MBL e Fractal indicaram o Curumim para o Instituto Voe e estamos iniciando mais essa parceria que é muito importante para as nossas crianças e para toda a instituição. Toda a ação voltada para a educação é de grande relevância e muito bem-vinda em qualquer momento. Estamos nos preparando para as ações 2023 com a possibilidade de alçarmos muitos voos nas atividades do Curumim”, ressaltou a diretora Maria Luiza.
Segundo a coordenadora do Instituto Voe, Camila Resende, a instituição tem abraçado parcerias muito interessantes com escolas da rede estadual, beneficiando crianças em projetos de incentivo à leitura, aos jogos escolares, ao teatro, à música, entre outros.
“Tudo é feito com muito entusiasmo e carinho, de coração mesmo. A Fractal Investimentos realiza um trabalho bacana com os projetos educacionais e eu, na condição de atuante no setor de responsabilidade social da empresa, criei o Instituto Voe para dar amplitude a essas ações. Estou muito feliz por estarmos juntos com o Curumim, que é um excelente projeto, de grande alcance social”, observa.
Início das atividades
O Projeto Curumim foi criado em 1991 e é mantido através da parceria com o poder público, através da Secretaria Municipal de Educação, e com a iniciativa privada. A proposta é favorecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com atendimento diário no contraturno, em atividades de reforço e acompanhamento escolar, educação física, arte e reciclagem, biscuit, desenho artístico e percussão. Dentre os planos para este ano, está a implantação do curso de cerâmica.
“São oferecidas às crianças e adolescentes duas refeições diárias em cada turno, café e almoço, e elas são assistidas com programas desenvolvidos para a promoção pessoal, social e educacional. Atualmente atendemos 68 crianças/adolescentes e trabalhamos com oficinas ocupacionais que mais se encaixam à realidade dos mesmos”, explica Maria Luiza.
Para o funcionamento deste ano a instituição ainda está aguardando a definição de alguns contratos de professores através da Secretaria de Educação, o que deve acontecer após o carnaval.