Deputada Lohanna pede preservação do teatro ao Codempace

0
467

No início da semana a deputada estadual Lohanna França (PV) encaminhou ofício à presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna (Codempace), Bárbara Lima Carvalho, com cópia para o prefeito Neider Moreira (PSD), solicitando que seja iniciado o procedimento para tombamento do Teatro Vânia Campos como Patrimônio Cultural de Itaúna. A deputada reforça a reivindicação da Associação Cultural Vânia Campos. O pedido de tombamento, que é o segundo protocolado pela ACVC no Codempace, foi enviado através de ofício, no dia 10 de abril de 2023, assinado pelo presidente da entidade, Marco Antônio de Oliveira Machado Lara. Antes, em 19 de junho de 2020, houve uma tentativa da ACVC de viabilizar o tombamento da casa de espetáculos.  

A deputada entende que o tombamento é imprescindível para que seja garantida às gerações futuras o acesso ao espaço construído com recursos públicos e esforço coletivo, preservando sua história e garantindo a toda população itaunense o acesso à cultura em suas mais diversas formas.

Secretaria de Cultura e SESI não respondem

Em contato com o gabinete da deputada, o Jornal S’PASSO foi informado que ainda não houve resposta da direção do Codempace. Também a reportagem questionou, na semana passada, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a direção do SESI sobre a fala do diretor teatral Marco Antônio Lara de que o “Teatro Vânia Campos pertence à classe artística” e não a esse braço da Federação das Indústrias de Minas Gerais. Nem a Secretaria, nem o SESI responderam o Jornal S’PASSO.