Projeto de obras de contenção de inundações na Prainha está sendo finalizado

0
373

O projeto de execução de obras para contenção das inundações na avenida Jove Soares está na fase de conclusão e deverá ser entregue no próximo mês. A informação é do prefeito Neider Moreira (PSD), passada à reportagem do Jornal S’PASSO nesta quinta-feira (11).

Sob a responsabilidade da empresa Projeta Engenharia, sediada em Nova Lima, o projeto de captação de água pluvial e de reparos em parte da avenida Jove Soares vai resolver o grande gargalo da ‘Prainha’.

Foram feitos diversos estudos da bacia do canal do Córrego do Sumidouro que escoa na Prainha, contemplando a avaliação de toda a área urbana, que drena e leva o volume de água para a avenida Jove Soares. Também foram realizadas a medição interna de todo o canal, a verificação do sistema de drenagem, que são os bueiros, sarjetas, em todas as ruas que escoam para a avenida e o levantamento aéreo da topografia, com base na mobilização por drones. A Prefeitura está aguardando os resultados finais da Projeta para iniciar os serviços.

A Prainha é um ponto de grande concentração de pessoas, especialmente nos finais de semana, por causa de barzinhos, pizzarias, churrascarias e restaurantes. É um dos lugares preferidos para as caminhadas matinais e das tardes de verão, porém, quando ocorre qualquer chuva mais intensa esse cenário se transforma em um ambiente perigoso. Quando chove forte, grande parte fica totalmente inundada – uma verdadeira praia, de lama e de correntezas fortes – e a destruição é inevitável, causando medo e prejuízo. Comerciantes reclamam, motoristas e pedestres temem andar por ali nesses dias de grandes enxurradas. As inundações nessa avenida não são recentes e, desde os anos de 1970, no período das cheias ou quando chove mais forte, há enchentes ou transbordamento, porque o Córrego do Sumidouro não suporta o volume de água dos bairros próximos que deságua no local.