Inaugurado na década de 1960, Prédio do Posto de Saúde Central será reformado

Município irá alugar um imóvel no centro da cidade no período em que as obras estiverem sendo executadas. Intervenção deverá custar em torno de R$ 800 mil

0
219

O prédio do Posto de Saúde Central, no centro de Itaúna, irá finalmente passar por uma reforma em toda sua estrutura. Enquanto as obras estiverem acontecendo as atividades da unidade de saúde serão transferidas para um imóvel alugado. A Prefeitura está procurando um imóvel para onde possa transferir os serviços. A informação foi passada ao Jornal S’PASSO pelo secretário municipal de Saúde Fernando Meira de Faria.

Criada no governo mineiro de Magalhães Pinto (1961-1966) a Unidade Sanitária Dr. Dario Gonçalves de Souza, ou Posto de Saúde Central, foi iniciada em 25 de setembro de 1965 e concluída em 25 de janeiro de 1966, pela Secretaria das Comunicações e Obras Públicas do estado, sob o comando do secretário Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

O prédio está cheio de problemas na estrutura, como infiltrações, manchas na pintura, paredes e pisos danificados e espaço limitado para as atividades. “É um prédio antigo, que pertence ao estado, mas que está em processo de doação para o município. É uma unidade central, muito conhecida e utilizada, mas que tem uma estrutura que precisa de uma ampla reforma. Esta obra está sendo programada, inclusive com um projeto que está sendo elaborado pela Secretaria de Regulação Urbana, e assim que estiver pronto iremos fazer a licitação e iniciar os reparos de infiltração e, principalmente, das redes hidráulica e elétrica. Esperamos que possamos iniciar ainda este ano”, afirmou.

Sobre custos da reforma e a origem dos recursos o secretário respondeu que ainda não é possível precisar essas informações, antes do término do projeto. Como será uma intervenção de obras bastante expressiva, os custos totais devem girar em torno de R$ 800 mil. O dinheiro será viabilizado com recursos próprios do orçamento, mas a Prefeitura irá buscar consegui-lo através de arrecadação do CEFEM – Compensação Financeira pela Exploração Mineral.