Em reunião com o secretário de Saúde do Estado, deputada cobra investimentos para o Hospital de Itaúna

0
450

A deputada estadual Lohanna França (PV) esteve com o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, no “Assembleia Fiscaliza” questionando sobre os problemas enfrentados pelo Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna. A deputada levou até o governo estadual a necessidade de acabar com a superlotação da instituição e reafirmou seu compromisso em garantir recursos para a construção da usina fotovoltaica, que vai reduzir custos de manutenção do hospital em cerca de R$ 1 milhão/ano de economia. Durante a audiência, a deputada destacou os investimentos mensais da prefeitura no Hospital, mas que o centro de saúde do município necessita de maior atenção do governo estadual. 

Reajuste para Educação 

Membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, a deputado votou a aprovação, em primeiro turno, do Projeto de Lei que concede recomposição salarial de 12,84% aos profissionais da educação básica. Ela lembrou que o reajuste faz uma adequação ao piso nacional da educação, que não tem sido pago pelo governo Romeu Zema (NOVO) na forma integral e pontuou o sucateamento da educação no Brasil nos últimos anos e que hoje o país “tem muita coisa a melhorar, mas já podemos respirar”.

A parlamentar também destacou que a aprovação do reajuste foi fruto de muita luta do bloco de oposição “Democracia e Luta”, que chegou a obstruir a pauta para que o Projeto de Lei fosse enviado com urgência à Assembleia. Lohanna ainda pediu que o governo agilize o pagamento aos servidores da educação e que o órgão faça uma folha extra para o mês de julho.

Da forma como foi aprovado, o PL assegura o reajuste aos cargos de Educação Básica, aos de provimento em comissão de Diretor de Escola e Secretário de Escola, Vice-Diretor, Coordenador e Coordenador de Posto de Educação Continuada. Além disso, o reajuste será concedido também aos servidores aposentados e aos pensionistas.