Vereador Léo Alves quer que Itaúna implante a ‘tarifa zero’ do transporte coletivo

0
653

O vereador Léo Alves (Podemos), líder do prefeito na Câmara, leu em plenário, na reunião no início da semana, um ofício que recebeu do deputado estadual Delegado Christiano Xavier (PSD), com a proposta de que seja viabilizada em Itaúna a ‘tarifa-zero’ para o transporte público. “Uma política pública social que retira a cobrança de tarifa do usuário. É um sistema financiado pelo orçamento do município que tem como fonte a arrecadação de receitas provenientes de impostos, taxas, fundos específicos de transporte urbano que podem ser criados, emendas parlamentares, parceiras público-privadas”, diz o texto.

A proposta da tarifa zero já conta com a adesão de mais de 80 cidades do Brasil com as modalidades: em todos os dias da semana e em domingos e feriados, na integralidade das linhas ou não, podendo o gestor escolher aquelas mais estratégicas. Em Minas Gerais são 17 cidades em que a população já pode contar com esse benefício: Abaeté, Itatiaiuçu, Mariana, Ouro Branco, Caeté, Ibirité, Nova Lima, São Joaquim de Bicas, Santa Luzia (a iniciar no mês de agosto), Campo Belo, Cláudio, Lagoa da Prata, São Lourenço, Muzambinho, Monte Carmelo, Ituiutaba e Bom Sucesso. A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou Projeto de Lei referente ao sistema ‘tarifa zero’ e aguarda sanção do executivo.

“Com a implementação do passe livre, cidadãos de baixa renda têm oportunidades garantidas, empresários contratam mais, a prefeitura economiza com pagamento de transporte de servidores, a evasão escolar diminui e cursos profissionalizantes ficam viáveis. Para além disso, apuram-se benefícios ao tráfego e circulação urbana que fica mais ordenada e ao meio ambiente com a redução de liberação de gases de efeito estufa. Um programa que se afigura viável, inteligente, flexível e dotado de muitas possibilidades, salutar para a economia citadina, para a melhora da saúde e acesso da população e uma verdadeira solução de mobilidade urbana e garantia de direitos sociais.  A nosso ver, é interessante proceder à organização de uma audiência pública com o propósito específico de conhecer, conceber e difundir o Tarifa Zero”, escreveu o deputado Christiano Xavier.

“Vamos discutir isso em Itaúna”

O vereador Léo Alves afirmou que irá lutar para que, pelo menos, a proposição da passagem gratuita seja discutida mais amplamente em Itaúna.