A partir desta sexta-feira (10), o Brasil enfrentará uma onda de calor histórica pelo terceiro mês consecutivo, com temperaturas extremas em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes históricos. A onda de calor se intensificará durante o fim de semana, de acordo com os institutos de meteorologia.
Este será mais um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil. As temperaturas esperadas entre esta semana e a próxima superarão em grande parte os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com um alto potencial para quebra de recordes para o mês de setembro e até mesmo recordes absolutos.
Itaúna
A previsão meteorológica indica um aumento na temperatura a partir de sexta-feira (10), quando os termômetros devem atingir a marca de 32º, com elevação diária até o próximo dia 19 de novembro, quando a temperatura máxima alcançará 39º.
É importante tomar medidas de precaução com as altas temperaturas:
- Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e 16 horas;
- Usar roupas leves e de cores claras;
- Evitar atividades físicas extenuantes sob o sol;
- Manter-se bem hidratado e ter água disponível, mesmo em casa;
- Optar por alimentos frescos, frutas e verduras;
- Procurar sombras em ambientes externos;
- Aplicar protetor solar no rosto, braços, pernas e outras áreas expostas do corpo;
- Utilizar óculos escuros, bonés e chapéus;
- Manter ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados ou com ar-condicionado;
- Em veículos sem ar-condicionado, deixar as janelas abertas.
O aumento das temperaturas pode ter efeitos adversos na saúde, como insolação, desmaios, desidratação e problemas de pele, além de afetar o funcionamento do corpo e levar à insolação.
Fonte: MetSul / tempo.com