Em vídeo publicado nas redes sociais, itaunenses voltaram a denunciar descarte irregular de material hospitalar às margens das rodovias. Desta vez foi na MG-050, próximo do trevo do Padre Eustáquio. O cidadão no vídeo aponta que “material aparentemente biológico, como ampolas com sangue, e também seringas” está sendo jogado nesses locais já há algum tempo.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto informou à reportagem do Jornal S’PASSO que recebeu na manhã de quinta-feira (23) a denúncia do descarte irregular às margens da MG-050 e que o fato teria acontecido no dia 12 de novembro, conforme vídeo do denunciante.
“O SAAE orienta e pede para que não se faça o descarte inadequado de seringas, agulhas e outros materiais perfuro-cortantes. Materiais que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de medicação, substâncias tóxicas, radioativas e até inflamáveis. Vale lembrar que o descarte incorreto traz riscos para a saúde da população e é um crime ambiental”, esclareceu a direção do setor de resíduos sólidos da autarquia.
A coleta de materiais hospitalares, de consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análises clínicas, farmácias etc. é feita por empresa particular e descartado corretamente no aterro sanitário mantido pelo SAAE.
“Orientamos a população que no caso de denúncias de descarte irregular entrar em contato com o SAAE para que sejam tomadas as devidas providências”, disse.