Latas, garrafas PET, sacos plásticos e materiais de construção, quando descartados nas ruas pela população no cotidiano, juntamente com o lixo depositado em horários ou dias contrários aos da coleta pela equipe de limpeza pública, causam transtornos, especialmente em períodos chuvosos. Esses resíduos, jogados ou arrastados pela chuva e pelas enxurradas, acabam obstruindo as bocas de lobo, cuja função é captar o excesso de água das ruas, direcionando-a para a rede pluvial.
Visando minimizar os transtornos causados por entupimentos, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços está constantemente realizando a limpeza das bocas de lobo, além da execução de diversas outras obras em toda a cidade. Essa atividade é conduzida regularmente e consiste na remoção de lixo, terra, folhas, restos de construções e outros materiais que podem obstruir os bueiros da cidade.
Para manter a cidade sempre limpa, é crucial que a população colabore, evitando o descarte de materiais de construção civil nas ruas ou calçadas e seguindo os dias e horários estabelecidos para o recolhimento de lixo.