Empossada nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Conselheiros irão administrar e repassar recursos provenientes dos percentuais do Imposto de Renda para auxiliar projetos para os idosos e também para as crianças e os adolescentes

0
276

Foi empossada na manhã de quarta-feira (10) a nova diretora do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, no Auditório Yoná Tupinambás, na Prefeitura. Também foram empossados os membros que irão compor o CMDI até janeiro de 2025, conforme Decreto nº 5.507, de 3 de janeiro de 2024.

A Mesa Diretora do CMDI é composta por Maria José de Jesus, presidente; Marise Sueli Franco, vice-presidente; Leila Regina Lança de Oliveira, primeira secretária e Alexandre Gomes de Miranda, segundo secretário. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Alessandra Nogueira, o CMDI é de extrema importância para o município e junto com a sua pasta tem conseguido grandes avanços e melhorias para os idosos itaunenses. As reuniões do conselho são realizadas mensalmente, na sede na prefeitura.

São os conselhos de Defesa do Idoso e da Criança e do Adolescente quem administram os recursos financeiros provenientes dos repasses dos órgãos federal e estadual. Também eles recebem e repassam os percentuais destinados por empresas e pessoas físicas do dinheiro deduzido do Imposto de Renda. As pessoas jurídicas podem doar até 1% e as físicas até 6% na declaração do IR. Quando é feita a arrecadação o dinheiro vai direto para conta do fundo que deseja fazer a doação. Desta forma os conselheiros, através de reuniões e atas registradas, definem quais entidades receberão os repasses, sendo que essas entidades devem estar inscritas no próprio conselho. Assim, eles se reúnem, analisam a necessidade, os projetos de cada entidade e destinam os valores que estão nos fundos municipais.

As entidades usam o dinheiro com as suas demandas, podendo ser de pessoal, melhorias estruturais para os atendimentos aos usuários, aquisição de equipamentos, dentre outros. “Cada entidade possui suas demandas, que geralmente são de grande relevância para o desenvolvimento de suas ações, uma vez que trabalham com público vulnerável”, explicou Alessandra.

Recentemente, alguns vídeos foram publicados nas redes sociais da Prefeitura mostrando o que foi feito pelas entidades com o dinheiro recebido pelos fundos.

Entidades que são beneficiadas

Do Conselho da Criança e do Adolescente: Associação Lar Fraterno,  ABEASF (Associação Beneficente Antônio Soares Freitas),  Casa Nossa, Lar Dona Cota, Conselho Central,  Granja Escola São José, Comunidade Sagrada Família, Fundação São Vicente de Paulo, Obras Sociais da Paróquia de Sant’Ana e Instituto Santa Mônica – APAE de Itaúna.

Do Conselho de Defesa da Pessoa Idosa:  AVACCI, Fundação Frederico Ozanan, Sociedade São Vicente de Paulo, Albergue Fraterno Bezerra de Menezes, Instituto Santa Mônica – APAE de Itaúna, Centro de Recuperação Assistência Social Integrada – CRASI.