A menos de um mês, o carnaval 2024 já está sendo planejado pelas agremiações a despeito da falta de informações da Secretaria de Cultura e Turismo. Como divulgou o Jornal S’PASSO em sua última edição, a Banda Esplendor e Glória saiu à frente e realizou seu primeiro evento, no último sábado (6), para mostrar aos foliões que esse ano irá homenagear dois expoentes do seu carnaval: os sambistas Braguinha e Taquinho da Viola.
Antônio Ferreira da Silva, o Braguinha, morreu em setembro de 2023, aos 88 anos. Ele era um dos fundadores da histórica Escola de Samba Unidos da Ponte. Eustáquio Jorge de Souza, o Taquinho da Viola, também morto no ano passado, era colunista de carnaval do extinto “Jornal Brexó”, além de músico e integrante de blocos e escolas de samba, como da Banda Esplendor e Glória desde os seus primórdios.
O imbróglio envolvendo o bloco Pau de Gaiola no ano passado acerca de sua permanência e de sua saída da Praça da Lagoinha, por questões de segurança, continua em 2024. A Secretaria de Cultura e Turismo parece que irá manter o mesmo formato do carnaval do ano passado na avenida Boulevard, ao lado da Prefeitura, e para lá pretende levar oficialmente todas as agremiações. Por sua vez, os foliões mais tradicionais do bloco insistem em concentrar-se no centro da cidade, ao lado do também tradicional “Bar do Sandoval”.
Pau de Gaiola e Margaridas do Verduro
O Jornal S’PASSO conversou com um dos dirigentes do bloco, que preferiu que seu nome não fosse divulgado, e a proposta é que a concentração e a festa do “Pau” aconteçam mesmo na Praça da Lagoinha, numa tradição que dura 43 anos. “Não temos nenhuma informação da Prefeitura, mas, ao que parece, eles vão continuar como foi em 2023. Eu considero que eles (Secretaria de Cultura) tomaram para si a tradição do Pau de Gaiola da Praça da Lagoinha. Mas, vamos fazer a nossa festa”, explicou o folião. As camisetas já estão sendo feitas e o Pau de Gaiola vai sair, na quinta-feira (8/2) juntamente com outra agremiação caricata do centro, a “Margaridas do Verduro”, que fará sua concentração no Bar do Edinho, rua Zezé Lima, seguindo para a Praça da Lagoinha, com banda ao vivo e tudo mais.
Babaloo volta a desfilar e All Faces já está sendo organizado
As notícias que chegam à reportagem do S’PASSO apontam que também estão sendo organizados os desfiles do bloco Babaloo, de Santanense – já com ensaios de bateria sendo realizados nos finais de semana na Praça de Esportes do bairro – e do trio elétrico All Faces, que pretende repetir seu sucesso na pista há várias décadas.
Luiz de Santanense disse que o bloco está muito animado e fará uma festa como nunca em sua história. Ricardo Magalhães, do All Faces, ressaltou que o trio elétrico não muda muito seu formato, mas que a escolha do repertório para avenida vai fazer com que nenhuma pessoa fique parada ante a sua passagem.