Itaúna já confirmou 205 casos de Dengue e 1 de Chikungunya, Minas Gerais declarou situação de emergência

0
683

“Pela primeira vez, Minas vai viver o segundo ano consecutivo epidêmico para dengue e chikununya. Por isso, ações imediatas estão sendo tomadas, especialmente o decreto de emergência que o estado vai publicar esta semana para facilitar tanto a contratação de profissionais, quanto a compra de insumos pelo estado e pelos municípios mineiros”. A fala é do Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais Fábio Baccheretti.

Minas Gerais já enfrenta uma explosão no número de casos registrados de dengue e chikungunya, levando o Estado a declarar situação de emergência em saúde pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial do estado neste sábado (27). A medida terá validade de 180 dias, o que permitirá ao governo agir com mais agilidade nas ações de contenção, evitando assim a contaminação de mais pessoas e combatendo com maior celeridade os focos de proliferação. No estado, já foram confirmados 11.490 casos, somente nas três primeiras semanas deste ano, sendo 3.067 de chikungunya. A morte de uma pessoa por dengue foi confirmada na última sexta-feira, 26; outras 24 mortes ainda estão sendo investigadas como prováveis da doença.

Na tarde desta segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um boletim epidemiológico apontando as notificações das arboviroses no município do dia primeiro até a sexta-feira dia 26 de janeiro.  Já foram notificados no período 545 casos de dengue, destes, 205 foram confirmados, 281 descartados, 59 casos ainda aguardam resultados laboratoriais, já a Chikungunya já teve 18 casos notificados, 1 confirmado, 4 foram descartados, 13 estão em análise, nenhum caso de Zika Vírus foi notificado.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos moradores de Itaúna que, ao identificar sintomas comuns de Dengue (febre, dores, manchas, mal estra, etc), que procurem primeiramente a unidade de saúde da sua área de abrangência e não o Hospital Manoel Gonçalves. As ESF’s são a porta de entrada do sistema público de saúde desta forma se evita a sobrecarga de atendimentos no Pronto Socorro. A secretaria esclarece que as unidades ESF`s estão capacitadas para informações, diagnósticos e encaminhamentos referentes à Dengue.