A bateria Turbinada, de Itaúna, do Mestre Tonton (Welington Luiz Marra), desfilou e faturou o primeiro lugar junto com a Escola de Samba Estrela do Vale, em Belo Horizonte. Da região do Barreiro, na capital mineira, a ‘Estrela do Vale’ encantou os espectadores na Avenida Afonso Pena, na capital mineira, com o enredo “Vem Curtir Esta Viagem com o Pai da Aviação”, em homenagem a Santos Dumont e alcançou a nota 178,8. A segunda colocada no desfile das escolas de samba foi a agremiação “Canto da Alvorada”, que alcançou 178,7 pontos. Foram avaliados os quesitos técnicos: Bateria, Samba Enredo, Conjunto, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Harmonia.
O título de campeã deu à agremiação do Barreiro o prêmio de R$ 95,4 mil e o troféu da vitória da Prefeitura de Belo Horizonte, entregues na noite de quinta-feira (15) em evento no Mercado da Lagoinha.
A bateria do Mestre Tonton é composta por 40 percussionistas de Itaúna – além desses, o grupo contou com a participação de tocadores de cuíca da capital – e é o segundo ano que participa do carnaval de Belo Horizonte, com a Escola de Samba Estrela do Vale. Em 2023 foi classificada em segundo lugar.
Um dos integrantes da bateria, que preferiu não se identificar, disse à reportagem do Jornal S’PASSO que a cultura de Itaúna brilha em todos os lugares em que participa, mesmo não tendo a valorização devida em sua terra de origem.