Casos de dengue em Itaúna disparam o acionamento da ouvidoria

Em Minas já passam de 345 mil o número de casos, em Itaúna 356 já foram confirmados

0
199

O elevado número de casos de dengue em Itaúna vem deixando a população apreensiva, ocasionando o aumento do número de buscas por atendimento médico, seja na unidade de pronto socorro do Hospital Manoel Gonçalves, que, há aproximadamente quinze dias, decidiu por enrijecer as normas de atendimento devido à superlotação, priorizando casos de urgência e emergência. Além disso, orientou a população a buscar atendimento nos postos de saúde de referência de suas residências em caso de suspeitas de dengue ou até mesmo COVID-19, primeiramente.

De acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais desta quarta-feira, 28, os casos suspeitos de dengue já somam 862, sendo confirmados 356. No município, dos 7 casos suspeitos de Chikungunya, 1 foi confirmado. Em todo o estado, dos 345.532 casos suspeitos, 121.627 já foram confirmados, 228 estão sob investigação e 33 pessoas já perderam a vida devido à contaminação. No entanto, os números podem ser muito maiores se considerarmos as subnotificações, ou seja, os casos em que as pessoas contaminadas apresentam sintomas de diferentes graus e não buscam atendimento médico em hospitais ou postos de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu em nota nesta quarta-feira que, devido à situação da dengue na cidade e à consequente preocupação da população, o número de ouvidorias acerca de possíveis focos aumentou de forma recorde. Afirma ainda que todos os casos serão avaliados em tempo oportuno, paralelamente ao trabalho incansável dos agentes de endemias, que continua em todos os pontos do município.