Demanda por testes de Covid leva Secretaria de Saúde de Itaúna a priorizar grupos de risco

Estoques baixos e falta de oferta dificultam aquisição junto aos fabricantes

0
214

Junto com os casos de dengue, os registros de Covid-19 estão gradualmente colocando as autoridades de saúde em alerta, levando a população a buscar postos de saúde, hospitais e testes para confirmar a infecção pelo vírus SARS-CoV-2.

De acordo com os dados do Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, entre 3 de janeiro e 17 de fevereiro, foram notificadas 45.177 casos da doença, com 198 óbitos registrados no mesmo período. Em Itaúna, foram notificados 123 novos casos no mesmo intervalo de tempo.

Diante do aumento dos números de casos e da necessidade de confirmação da infecção, a população tem enfrentado dificuldades para encontrar testes nos serviços públicos de saúde. Em resposta a essa demanda, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota afirmando que, devido à grande procura e à escassez de testes, passará a priorizar grupos considerados de risco pelos protocolos federais, incluindo:

Idosos maiores de 60 anos

Gestantes

Crianças menores de 12 anos

Imunossuprimidos

Pacientes em tratamento oncológico

A secretaria também informou que os procedimentos para aquisição de novos testes já foram iniciados. No entanto, devido à dificuldade generalizada na oferta por parte dos fabricantes, não há previsão para a normalização dos estoques e a retomada dos testes para o público em geral.