Pesquisa da Fecomércio MG com empresários aponta: Dia das Mães movimenta 67,5% das empresas do comércio varejista

0
436
Attractive middle age couple enjoying in buying clothes and appliances for their new baby. Heterosexual couple in baby shop or store. Expecting baby concept.

Celebrado este ano no dia 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. O período afeta positivamente 67,5% das empresas que compõem esse setor em Minas Gerais. É o que mostra a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/ 2024, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG.

A comemoração se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente nos setores de vestuário, calçados, acessórios, decoração e artigos do lar, perfumaria, dentre outros. “Vale destacar também a grande importância que o Dia das Mães tem desempenhado para o setor de serviços. Nesta data, há um aumento da procura pelos segmentos de turismo, lazer, institutos de beleza, cultura, restaurantes, entre outros. Desta forma, o período que abrange o Dia das Mães se torna repleto de possibilidades para grande parte dos empresários do comércio, de serviços e de turismo”, destaca a economista da Fecomércio, Gabriela Martins.

A análise revela que 31,3% dos empresários esperam que as vendas este ano sejam melhores que as do ano passado. O otimismo e a esperança (47,7%) e o valor afetivo da data (24,2%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado. Em contrapartida, apenas 9,5% dos empresários que serão impactados esperam que as vendas deste ano sejam piores que as do ano passado. As vendas baixas no primeiro trimestre (41,0%) e a crise econômica (28,2%) se destacam entre os motivos para as expectativas de vendas piores.

Para melhorar as vendas no período, 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação. Outra ação realizada por 4,7% dessas empresas é a contratação de funcionários temporários a fim de melhorar o atendimento ao consumidor.

Na opinião dos empresários, 46,0% dos empresários esperam que o consumidor gaste, em média, um valor de R$ 70,00 a R$ 200,00 em compras, que devem ser pagas, na sua maioria, parceladas no cartão de crédito (47,8%), devem se sobressair em relação às demais no período.

Neste ano, a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/2024 adota uma amostragem de 408 empresas espalhadas pelas dez regiões de planejamento do Estado (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata). A margem de erro da pesquisa, realizada entre 21 de março e 2 de abril, é de 5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.