Uma concentração de políticos e militantes de partidos de esquerda de Itaúna proporcionou uma atividade cultural e política, na Praça Celi, no bairro Nogueira Machado, na última quarta-feira, dia primeiro, em homenagem ao Dia do Trabalhador.
Denominado de “Meia Virada Cultural”, o evento foi promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos, Partido Verde (PV), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Coletivo Arte e Luta, Partido Unidade Popular e Gabinete Nós Por Nós, da vereadora Edênia Alcântara (PV); com apoio da deputada estadual Lohanna França (PV) e do Bar Culture. As atividades contaram com discursos de militantes dos partidos presentes e reivindicações de políticas públicas para o município, como respostas à demanda dos trabalhadores da Cia. Tecidos Santanense, que estão sem trabalho e parte do pagamento desde dezembro do ano passado; e a implantação do “Tarifa Zero” para corrigir problemas do transporte coletivo, principalmente o alto custo da passagem.
“Foi um momento de descontração e de falar para a sociedade sobre os direitos da nossa classe. Por direito à moradia, transporte público e saúde pública de qualidade, alimentação e meio ambiente equilibrado é que nós reivindicamos”, esclareceu Clênio Souza, presidente do PV.
A “Meia Virada Cultural” foi uma ação coletiva para os trabalhadores e familiares, com direito a programação cultural, recreação para as crianças e um churrasco colaborativo, com recursos de doações das entidades participantes. “Enquanto aconteceram essas atividades culturais e recreativas na praça, no Bar Culture houve diversas apresentações artísticas de vários gêneros musicais e intervenções poéticas. De acordo com os organizadores, cerca de 150 pessoas participaram das atividades.