Varejo + Experience reúne 500 donos de pequenos negócios de Itaúna

Evento contou com palestras sobre como potencializar as vendas, as experiências do novo modelo de consumo e o uso da inteligência artificial nas empresas

0
296

O Sebrae Minas realizou em Itaúna o evento Varejo + Experience para aumentar as vendas e o impulsionamento dos pequenos negócios a curto prazo. A ação contou com a parceria da ACE/CDL, e o apoio da Unimed, Sicoob Centro-Oeste, Sincomércio, Sindimei e Aconita.

Aproximadamente 500 empresários assistiram a três palestras. A primeira sobre Humanologia, um diferencial competitivo no varejo, com o consultor empresarial e palestrante Marciliano Coelho. Ele abordou temas importantes sobre como mensurar a qualidade do atendimento neste novo momento do varejo, que valoriza a experiência de compra do cliente que algo além do produto ou serviço.

Em seguida, o especialista em inteligência artificial Alexandre Calmon falou sobre como a tecnologia pode personalizar a experiência do consumidor e, ainda, impulsionar as vendas com decisões estratégicas utilizando análises de dados.

Encerrando o ciclo de palestras, o Varejo + Experience levou trouxe para Itaúna o expert em vendas Thiago Concer, líder do movimento Orgulho de ser vendedor (OSV). Ele falou sobre como lidar com problemas crônicos, a exemplo das dificuldades de alavancar as vendas mensais.  Ainda explicou como estipular e alcançar metas agressivas, bem como treinar e construir um time de alta performance

De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mol, uma das propostas do evento é despertar nestes empreendedores um novo olhar para o atual formato de varejo.

“Hoje, o diferencial competitivo do varejo é criar uma boa experiência no ambiente digital e no físico. É mostrar para os empresários esta nova lógica da competição do mercado. A regra do jogo mudou, e o cliente é o foco principal, por isso, é preciso customizar produtos e serviços deste consumidor mais exigente”, explica.

Durante o evento, foi realizado ainda um painel com a presença de empresários locais que são exemplos de sucesso. Uma forma de valorizar quem é da cidade e já presta um serviço de excelência. 

Sobre o Varejo + Experience

O programa Varejo + é uma trilha personalizada do Sebrae Minas para melhorar o desempenho dos pequenos negócios tanto no varejo físico tradicional, como no e-commerce, especialmente em canais de vendas, como redes sociais, WhatsApp, marketplace e sites. A iniciativa inclui ainda orientações, ferramentas e soluções inovadoras para impulsionar sua loja e aumentar a conversão de vendas.

Semana do MEI

A região de Itaúna concentra, atualmente, cerca de 26 mil microempreendedores individuais de acordo com informações da base de dados do MEI, até o fim de abril/2024, no Portal do Empreendedor. E esta semana, eles participaram de uma programação intensa durante a Semana do MEI, evento promovido pelo Sebrae em todo o país.

Para ser MEI, é necessário ter um faturamento anual de até R$ 81 mil, não ter sócio nem filiais, trabalhar sozinho ou ter no máximo um empregado (que receba piso da categoria ou salário mínimo) e atuar em uma das ocupações permitidas. Entre as vantagens estão: acesso a linhas de crédito com condições mais atrativas, participação em licitações, direito à aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria por idade e emissão de nota fiscal.

Eventos fortalecem microempreendedores e impulsionam a economia da cidade

Para o presidente em exercício da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaúna – CDL, Afonso Henrique da Silva Lima, eventos como a Semana do MEI e o Varejo+ Experience são fundamentais para a economia local, pois oferecem capacitação, oportunidades de networking, inovação e incentivo à formalização de negócios, além de contribuírem para a geração de empregos.

“As parcerias entre entidades como o Sebrae, CDL e ACE trazem benefícios significativos, proporcionando acesso a recursos, fortalecendo a representação empresarial, incentivando a participação dos associados e melhorando o ambiente de negócios. Em Itaúna, os microempreendedores têm um papel crucial no desenvolvimento econômico, contribuindo para a diversificação da economia, inovação, geração de renda e empregos, coesão social e formação de uma base empresarial sólida. Esses eventos fortalecem os microempreendedores e impulsionam o desenvolvimento econômico e social da cidade”, salientou.