Projeto de lei quer viabilizar atendimentos de saúde por mensagem de WhatsApp

0
281

De autoria da vereadora Márcia Cristina Santos (PP), a proposição que institui o serviço de atendimento aos serviços de saúde por meio do aplicativo WhatsApp, está em tramitação na Câmara.

 O serviço de atendimento on-line, denominado “Saúde na palma da mão”, tem por objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, diminuir o tempo de espera pelo atendimento e evitar deslocamentos desnecessários aos locais da consulta. Ele será destinado para agendamento de exame de Papanicolau, curativos crônicos, marcação de visita domiciliar e renovação de receita. O grupo prioritário com idosos e gestantes poderá agendar consultas por este serviço denominado “Saúde na palma da mão”. Os procedimentos operacionais para o que dispõe esta Lei serão estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na justificativa do projeto de lei, a vereadora enfatiza que a solicitação ao serviço hoje é realizada pessoalmente, e raramente por ligação. “Entretanto, pode ser modernizada com o acesso dos cidadãos aos aplicativos de mensagem. É certo que muitas pessoas têm acesso ao WhatsApp e que as mensagens acabam sendo mais objetivas que um telefonema, economizando tempo também dos atendentes dos ESF`s e outros postos de saúde. Também é possível encaminhar fotos, vídeos dentre outros recursos não possível por meio de ligação telefônica, e que podem facilitar o atendimento”.