De volta a Itaúna, a cantora Zélia Fonseca faz show no Teatro Vânia Campos, em agosto

0
333

A cantora  itaunense Zélia Fonseca, que há anos atua na Alemanha, estará novamente no Brasil para alguns shows. Zélia se apresenta  ao lado de Magdalena Matthey em Belo Horizonte no dia 9 de agosto, na Casa Outono; e no dia 16, em Itaúna, no Teatro Vânia Campos – no SESI.

Zélia

Compositora e cantora itaunense, radicada na Europa desde 1989, trabalhou como dupla Rosanna & Zélia durante 30 anos. O trabalho musical de Rosanna Tavares e Zélia Fonseca foi reconhecido pelo público  e crítica internacional como sendo umas das mais inovadoras apresentações de música brasileira da época . Os Cds da dupla (Passagem, Coisário e Águas Iguais) foram intitulados sucessivamente, como “Melhor CD do Mês“, prêmio AUDIOPHILE   pela revista especializada  Stereoplay,  concorrendo com os Cds de Maria Rita, Daniela Mercury, Sting, Joss Stone, dentre outros. O último Cd, “Águas Iguais“ foi indicado em 2005, ao prêmio de melhor cd na categoria Worldmusic, concedido, pela BBC, Radio 3, juntamente com Lenine, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Elza Soares, Maria Rita, dentre outros. Entre as inúmeras apresentações em toda Europa, Ásia e Canadá, destacam-se aberturas de shows de renomados artistas como Compay Segundo, John Mclaughlin, George Benson, Joe Zawinul, entre outros.

A partir de 2006, Zélia Fonseca deu seguimento ao seu trabalho em carreira solo. Em 2008  foi convidada juntamente com outros músicos, pintores e dançarinos, a representar a cena cultural da cidade de Frankfurt/Alemanha, na China. Gravou os três últimos CDs, todos autorais (o último em parceria com Magdalena Matthey) , com a  renomada gravadora “Enja/Yellowbird“, na Alemanha; e segue fazendo turnês em várias partes do mundo.

Magdalena Matthey

A cantora e compositora de Santiago do Chile, representa uma das vozes mais importantes de seu gênero há 25 anos. Influenciada desde o início pelas canções, histórias e lendas originais de seu país, Magdalena Matthey combina os elementos folclóricos da realidade chilena com ritmos e sons de toda América Latina convertendo-os em fusões modernas. Os temas de suas músicas, refletidos em seus oito álbuns e no documentário “Me lo contó mi madre“, de 2015, mostram seu amor pela humanidade, nostalgia e sensibilidade às questões sociais.  Magdalena ganhou duas vezes o prêmio  “Gaviota de plata“ no gênero Folk no Festival de Viña del Mar (1995 e 2003) e o Prêmio Altazor , na categoria Jazzfusion, por sua produção “Manãna será otro día“.

Seu álbum “Lo más cerca posible“ foi premiado em novembro de 2017 como o melhor álbum do ano no Chile. Com várias turnês pela América do Sul e Europa ela já dividiu o palco com importantes personalidades como Pedro Aznar, Alejandro Filio e Chico César.

Uni*Versos

É um projeto em duo de Zelia Fonseca e Magdalena Matthey, que tem como ideia central combinar diversos universos e caminhos musicais, de diferentes raízes culturais, sem fronteiras de origem, enfatizando com sua diversidade, mas também sua similaridade.

O PV também está programando sua convenção, quando deverá homologar a candidatura a prefeito do servidor público Wandick Robson Pincer. O encontro, juntamente com o PT, irá acontecer no dia 4 de agosto, domingo, das 8h às 11h, no novo gabinete da deputada Lohanna (PV), no Centro da cidade.