A cidade está ficando mais colorida, apesar das ações de pichadores e de quem faz das ruas depósitos de lixo

0
277

Espaços públicos, como o muro do Estádio José Flávio de Carvalho, que está recebendo a arte de Du Alves; e da sede da Associação Cultural Vânia Campos, no Morro do Sol, totalmente repaginada pela arte do grafite de Mayron Alves e Maria Luísa, estão fazendo a cidade mais colorida e alegre.

Os muros de Itaúna estão recebendo obras de artes por iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Já a pintura do barracão da ACVC, faz parte de um projeto da lei de Incentivo à Cultura, desenvolvido pelo teatrólogo Marco Antônio Machado Lara.

Mas, ainda que existam iniciativas de colorir e embelezar a cidade, muitas ruas continuam servindo para depósitos de lixo e entulhos e espaços públicos são destruídos pela ação de vândalos e pichadores. O Jornal S’PASSO tem exposto com muita frequência esses lugares que estão se tornando verdadeiros depósitos de lixo, sem contar as ações de vândalos e pichadores que atacam prédios públicos e particulares.

Pichação na pista de skate

Em maio de 2023 o Jornal S’PASSO publicou o episódio da pichação na pista de skate da Praça Celi, denunciado pela Prefeitura em nota de repúdio no mesmo dia em que o episódio aconteceu. A pista de skate é um ponto de encontro de jovens de várias partes da cidade, situada no final da Avenida Jove Soares, na conhecida Praça Celi. A Secretaria de Esportes providenciou a repintura do local na tarde do mesmo dia.

Quadra do São Bento

A quadra esportiva do Bairro São Bento foi reformada e um dia após a inauguração da obra, todas as paredes apareceram pichadas.

Morada Nova

Após parceria entre a Secretaria de Esportes e a Associação Comunitária do Bairro Morada Nova, foi realizada a reforma na quadra do CAIC, com a pintura e nova instalação elétrica. Pouco tempo depois, vândalos invadiram o local, picharam as paredes e furtaram os materiais elétricos.

No Cidade Nova

A quadra de esporte do Cidade Nova, localizada na Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, foi reformada, graças a uma parceria entre a empresa Thiago Sat e a Prefeitura. Foi trocado o piso, feito o polimento e a colocação de alambrados, além de pintura. Pouco tempo depois, o espaço esportivo foi pichado.

Estádio Divinão

O Estádio Municipal Divino Ribeiro Leite, conhecido como Divinão, no Bairro das Graças, recebeu diversas intervenções como a melhoria da iluminação, reforma nos alambrados, pintura e conservação da grama. Pouco depois das obras concluídas foram furtados os cabos que alimentam a energia do vestiário e pichadas as paredes do estádio.

Vandalismo destrói e empobrece espaços públicos e prejudica a população

O termo vandalismo refere-se a um povo bárbaro, invasor do Império Romano, que não possuía cultura desenvolvida. Os vândalos eram de procedência germânica e quando invadiram Roma, realizaram saques por pelo menos duas semanas. A versão romana viajou no tempo e chegou aos nossos dias. Hoje, o termo vândalo tornou-se sinônimo de saqueador ou depredador.

E o vandalismo, ou seja, atitude para destruir uma cultura e sua arte, ou o patrimônio alheio, tem ganhado força nos dias atuais, em todas as partes do mundo. Prova disso é o que tem acontecido em Itaúna, principalmente nos últimos meses, quando inúmeras situações estão sendo verificadas nos espaçopúblicos e, também, em prédios particulares. Somente este ano já foram registrados vários episódios de destruição do patrimônio público, além de dezenas de casos de falta de civilidade e educação como a utilização de áreas comuns como depósito de lixo e entulho. Também são dignas de notas as caçambas de entulhos nas ruas da cidade servindo, também, para depósitos de lixo orgânico – até animais mortos. Algumas são incendiadas, como aconteceu recentemente na Rua Marcelino Corradi, no Centro.

Sem educação

       Em várias edições, o Jornal S’PASSO tem noticiado situações de descarte irregular de lixo e entulho nas ruas da cidade. Alguns leitores têm encaminhado, com indignação, imagens e vídeos desses atos de verdadeira falta de educação cidadã.  

No ano passado, outra reportagem mostrou a rotina dos moradores da zona rural de Vista Alegre, obrigados a conviver com entulho, restos de comida e lixo espalhados em um verdadeiro depósito de lixo a céu aberto na entrada da comunidade. A via que sai da MG 050 e dá acesso ao povoado possui lixeiras, mas o grande volume de detritos fica espalhado atraindo cães e roedores.

     A convivência em sociedade para muitas pessoas parece ser ainda uma tarefa de grande dificuldade. Jogar lixo na rua, nas margens de rios e fazer de lotes vagos depósitos de inservíveis têm sido uma constante em nossa cidade, em várias ruas do centro, de bairros e da zona rural.

Bairro João Paulo II

       Os descartes irregulares de entulho no Bairro João Paulo II, por exemplo, têm causando grandes problemas e sofrimentos para os moradores há alguns anos. Mais recentemente o fato motivou a Associação dos Bairros Santanense e João Paulo II acionasse o Ministério Público para cobrar providências.