CORRIDA ELEITORAL: Maurício Nazaré é oficializado candidato a prefeito na convenção do PSD

Partidos apresentam candidatos a vereador e começam a definir nomes para vice-prefeito; Hidelbrando Neto deve ser o vice de Gustavo Mitre e Da Lua não se acerta com o grupo do prefeito Neider

0
336
ELEIÇÕES 2024

As convenções partidárias que oficializarão os candidatos às eleições municipais de outubro próximo começaram em 20 de julho e vão até o próximo dia 5, quando deverão ser escolhidos os chefes do Executivo das 5.570 cidades, juntamente com os vereadores que integrarão as respectivas Câmaras Municipais, num total de quase 60 mil legisladores.

Até 20 de agosto, a Justiça Eleitoral deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI), para a destinação de tais recursos públicos.

O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral e a exibição do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

Partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, de 9 a 13 de setembro, a prestação parcial de contas, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais. A divulgação da prestação parcial de contas, com os nomes, CPF ou CNPJ de doadores e dos respectivos valores doados será feita no dia 15 de setembro.

 “Brasil da Esperança” deve oficializar Wandick

A “Convenção Brasil da Esperança”, dos partidos PT e PV, será realizada neste domingo (4), das 8h às 11 horas, no gabinete da deputada Lohanna (PV) – Rua Cassiano Dornas, 11 – Centro. No encontro, os partidos irão referendar os candidatos a vereador e o postulante à Prefeitura, o servidor público municipal Wandick Robson Pincer (PV), que já está em pré-campanha. Os partidos esperam que a convenção defina o nome do candidato ou candidata que irá compor a chapa do Wandick na condição de vice-prefeito (a).

Da Lua fez exigências e não fechou com Maurício

Não chegaram a um acordo o candidato a prefeito Maurício Nazaré (PSD) e o vereador Antônio José de Faria Júnior, o Da Lua, do PSDB. Os dois se reuniram, mais de uma vez, e depois do primeiro encontro o vereador chegou a afirmar que estavam “se acertando”. Na quarta-feira (31), antes da convenção do PSD, os dois voltaram a se encontrar e Maurício até atrasou sua chegada à Câmara, onde estava sendo realizado o encontro do partido.

Da Lua disse ao Jornal S’PASSO que “não deu mesmo em nada”. E que será, novamente, candidato a vereador. As conversas que chegam à redação são de que o PSD não aceitou as exigências de Da Lua para uma “garantia” caso a chapa não fosse vitoriosa e ele não teria mais o mandato de vereador.

Da Lua não confirmou essas exigências e Nazaré não respondeu, até o fechamento dessa matéria, sobre o teor da conversa com o vereador. Não foi possível, também, obter mais informações sobre novas investidas para a celebração de uma parceria que ofereça o candidato a vice-prefeito.

Mitre junto com a família de Bandinho

Parece que está certo como dois e dois são quatro a composição de Gustavo Mitre (PR) com a família do ex-prefeito Bandinho, só que não será sua vice a Gláucia Santiago, mas o filho desta, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto.

Gláucia vai continuar atuando em Brasília e, claro, apoiando o nome do filho na composição.

Gláucia indignada com Toenzinho e Hakuna

Conversas que chegam ao Jornal dão conta de que a deputada federal Gláucia Santiago está indignada com dois políticos conhecidos que estariam “fazendo de tudo” para emplacar seu nome na chapa de Gustavo Mitre, atrapalhando sua parceria com o ex-deputado. Trata-se de Marcinho Hakuna (PL) e Toenzinho Miranda (União Brasil). Para Gláucia, a parceria já está consolidada entre Mitre e o filho, o Netinho.

PSOL e REDE vão caminhar separados, sem candidato a prefeito

O PSOL e a REDE Sustentabilidade não irão caminhar juntos como é orientação da federação para a candidatura a prefeito em Itaúna. Na convenção realizada pelos dois partidos, na segunda-feira (29), foi definido “em consenso” que não haverá coligação. O presidente da REDE, jornalista Luiz Henrique Machado, afirmou que há ainda uma indefinição por parte do PSOL, que tende a apoiar a candidatura do PT/PV. Dessa forma, os dois partidos irão trabalhar independentes, apoiando o majoritário numa decisão posterior e de acordo com suas convicções ideológicas.

Vários partidos fazem convenção em torno de Mitre

Os partidários do ex-deputado Gustavo Mitre prometem para este sábado (3), às 10 horas, na Câmara Municipal, uma convenção partidária do PR, para a oficialização de sua candidatura a prefeito. E afirmam que este evento “marca um importante passo na corrida eleitoral municipal, consolidando Mitre como o principal nome na disputa”.

Além de oficializar a candidatura majoritária, a convenção também deve confirmar a formação de “uma ampla coligação partidária”. No mesmo dia e local, ocorrerão as convenções dos partidos PP, PRD, PRTB, Podemos e União Brasil, que devem se unir ao Republicanos para apoiar Mitre na campanha eleitoral. Segundo informações, há a possibilidade de outros partidos também comporem esta coligação.

“A aliança entre esses partidos demonstra um fortalecimento do grupo político liderado por Mitre, que busca representar uma frente unida para o desenvolvimento de Itaúna”, pontuam. Outro ponto aguardado na convenção é a oficialização do candidato a vice-prefeito – Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto – que irá compor a chapa de Mitre, bem como a apresentação dos candidatos a vereadores que irão apoiar o grupo político nas eleições.

Mitre na liderança

Gustavo Mitre lidera as pesquisas de intenção de voto com ampla vantagem. De acordo com a última pesquisa registrada na Justiça Eleitoral, ele possui 80,4% das intenções dos votos válidos, destacando-se como o favorito na disputa.

“O evento na Câmara promete ser um marco importante na trajetória política de Gustavo Mitre e um indicativo do rumo que a eleição municipal pode tomar. Os eleitores e apoiadores estarão atentos às decisões e discursos que ocorrerão durante a convenção, que não só define as candidaturas, mas também os caminhos para o futuro de Itaúna”, avaliam.

Neider Moreira no comando

Um grande evento com bandeiras, banners e imagens em telões foi montado pelo PSD para a sua convenção, realizada na noite de quarta-feira (31), na Câmara Municipal. Na rua, havia bandeiras com as cores do PSD e no plenário do legislativo as imagens nas telas de multimídia mostravam o candidato a prefeito Maurício Gonçalves Nazaré.

Os espaços da galeria e os corredores estavam ocupados por correligionários e servidores da Prefeitura e do SAAE. Os candidatos a vereador – em chapa completa, como bem frisou o prefeito Neider Moreira, presidente do partido – foram chamados nominalmente e ocuparam as cadeiras do plenário, dos vereadores. A jornalista Bárbara Cabanellas foi a mestra de cerimônia e o primeiro nome a ser chamado foi do presidente da sigla, Neider Moreira. Em seguida, ela convidou o secretário de Finanças, Valter Gonçalves Amaral, que fez uma explanação sobre o governo municipal comandado por Neider, com destaque para a recuperação da economia e a geração de emprego e renda. Amaral pediu aos presentes que não deixem que Itaúna “volte ao passado”. Em vídeo, o presidente estadual do PSD, deputado Cássio Soares, cumprimentou o prefeito Neider, os candidatos a vereador e “o futuro prefeito de Itaúna, Maurício Nazaré”. E vieram os candidatos a vereador, que se apresentaram e falaram de sua expectativa como candidatos e do seu candidato majoritário. Maurício Nazaré chegou bem depois de iniciado o evento, marcado para às 18h. Eram 19h13 e Nazaré entrou sob aplausos dos presentes.

Realizações de dois mandatos que fizeram Itaúna avançar

Neider Moreira discursou por longo tempo enaltecendo as realizações dos seus dois mandatos e, também, como deputado estadual. Ele afirmou que o seu principal opositor foi derrotado por ele em 2016, quando este era vice na chapa que perdeu as eleições.

“Numa eventual vitória deles, essa turma estará toda de volta e nós sabemos o que isso significa, conhecemos o seu modus operandi de governar. É a turma do jeitinho, que deixou a cidade num verdadeiro caos e que não podemos aceitar mais”, disse. O prefeito pontuou todos os setores da administração municipal e ressaltou conquistas que “modificaram Itaúna, fazendo-a avançar por muitos anos”.

“Eu me declaro vencedor”

Chamado a falar, o candidato a prefeito, empresário Maurício Nazaré, também destacou sua experiência como gestor a partir de sua ascensão na vida empresarial, iniciada em bases simples, e através das entidades que dirigiu, como CDL, ACE e Hospital Manoel Gonçalves. Antes, pediu que todos se levantassem e repetissem com ele: “em nome de Deus Pai Todo Poderoso, eu me declaro vencedor!”.