Essa semana ficou definida, pelo menos teoricamente, a composição das chapas majoritárias para a disputa nas eleições de outubro. O ex-deputado Gustavo Mitre (Republicanos) é candidato a prefeito ao lado do engenheiro Hidelbrando Neto (PL), seu vice; o empresário Maurício Nazaré (PSD) terá como companheira de chapa a servidora municipal Sara Marcela (PSD); e o servidor do SAAE, Wandick Robson Pincer (PV) se candidata a prefeito tendo como vice o advogado e ex-sindicalista, Geraldino Filho, o Mirinho (PT). Alessandro Tomaz (MDB) e Pedro Paulo (Solidariedade) desistiram da disputa.
Militantes do PT e do PV votam sim para apresentação de candidatura própria
A convenção da federativa PT e PV, ocorrida na manhã de domingo (4), no gabinete da deputada Lohanna (PV), selou a formação da chapa majoritária e apresentou seus candidatos ao legislativo. Wandick e Mirinho são candidatos porque os militantes dos dois partidos debateram e votaram favoráveis à chapa, com o propósito de enfrentar “o poder econômico e a polarização da direita e da extrema-direita em Itaúna”. As chances, disseram, são as da luta que sempre forjaram a militância dos partidos de esquerda, sobretudo em cidades como Itaúna, onde o conservadorismo ainda é muito presente.
A maioria absoluta dos que tinham direito a voto aprovou a apresentação de candidatura própria e os nomes de Wandick e Mirinho. O bancário Jerry Adriane, militante do PSOL, afirmou que a sigla irá apoiar “integralmente” essa candidatura de esquerda.
“Mulher negra e trabalhadora na disputa majoritária”
Foi meio que surpresa o lançamento do nome da servidora pública e pré-candidata a vereadora do PSD, Sara Marcela, à Prefeitura, ao lado do empresário Maurício Nazaré (PSD). Para o prefeito Neider Moreira, que é presidente do partido, a eleição de Itaúna “ficará polarizada num grupo enxuto e num grupão”, ou seja, de Maurício e de Mitre. Para ele, Maurício “é o empreendedor, um administrador, pessoa capacitada e preparada”. E terá como vice, “uma mulher negra, da periferia, acolhedora, que trata todo mundo muito bem, trabalhadora, que construiu sua vida sozinha. Que conhece todo mundo na cidade e que onde chega é bem recebida em qualquer lugar”.
PSDB declara apoio a Gustavo Mitre
Depois de algumas idas e vindas em torno de seu nome como cabeça de chapa e, especialmente, como vice-prefeito, o vereador Antônio José de Faria Júnior (PSD), o Da Lua, resolveu ficar ao lado do ex-deputado Gustavo Mitre (Republicanos). E ao contrário do que disse Da Lua, seu partido irá apoiar integralmente uma chapa majoritária. Na quarta-feira (7), o PSDB bateu o martelo e anunciou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Gustavo Mitre. A reunião, que selou essa aliança política, contou com a presença do secretário executivo do PSDB em Minas Gerais, Luigi D’Ângelo, além de Da Lua e Mitre.
“Durante o encontro, realizado em clima de otimismo e comprometimento com o futuro de Itaúna, os participantes discutiram as diretrizes e estratégias que serão adotadas na campanha eleitoral. O apoio do PSDB é visto como um importante reforço à candidatura de Mitre. O ex-deputado expressou sua gratidão pelo apoio, destacando a importância da união entre os partidos para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e voltadas para o bem-estar da população itaunense. O secretário executivo do PSDB em Minas Gerais, Luigi D’Ângelo, reforçou a confiança do partido na liderança e na capacidade de Mitre em promover o pleno desenvolvimento para a cidade”, escreveram os dirigentes do Republicanos.