Corrida Eleitoral: Jornal S’PASSO entrevista: Wandick Robson Pincer, candidato a prefeito pela coligação PV/PT

0
488

O Jornal S’PASSO inicia nessa edição entrevistas com os candidatos a prefeito de Itaúna, Gustavo Mitre (Republicanos), Maurício Nazaré (PSD) e Wandick Pincer (PV).

 Wandick Robson Pincer será o primeiro candidato a prefeito a falar publicamente de sua candidatura. Ele nasceu em Belo Horizonte, tem 63 anos, é casado com Fátima Pincer e pai de duas filhas, Natália e Anna Luísa. É servidor municipal com grande experiência no serviço público em mais de 34 anos, e já trabalhou na Prefeitura, Câmara e Instituto de Previdência. É servidor concursado do SAAE desde janeiro/2000, e ocupou o cargo de diretor geral entre agosto/2009 a abril/2012. É formado em Letras (Português-Inglês) pela UEMG/Divinópolis. É escritor e poeta, com três livros publicados. É militante político desde a juventude, e adepto da democracia participativa, da liberdade e da justiça social.

Jornal S’PASSO – Por que você quer ser prefeito de Itaúna? Existe um projeto pessoal para essa proposta?

Wandick Pincer – Primeiro é importante esclarecer que tenho muita experiência no serviço público, entendo de orçamento público, conheço a “Prefeitura por dentro de cabo a rabo”. Já ocupei cargos na Prefeitura, na Câmara de Vereadores, no Instituto de Previdência e no SAAE. Nestes órgãos públicos ocupei cargos de grande responsabilidade, a convite de vários prefeitos, e sempre colaborei com dedicação integral, com respeito ao dinheiro público sempre pensando na coletividade e no bem-estar da população. Tenho conhecimento quanto ao orçamento público, à lei de responsabilidade fiscal, às licitações, à legislação e regulamentos sobre saneamento básico, previdência municipal e normas do servidor público e ao orçamento participativo etc. Vale destacar que presidi o Conselho da Cidade, quando da implantação do Plano Diretor, e o Conselho Municipal do Programa do Bolsa Família, ambos de grande relevância para a cidade, além de ter participado de vários outros colegiados e comissões na esfera administrativa.

Sou capacitado para administrar Itaúna! Aí, me valendo de toda a capacitação e conhecimento adquiridos ao longo de todos estes anos, apresentei o meu nome para ser prefeito e quero governar Itaúna priorizando as pessoas que mais precisam, a exemplo da implantação da Tarifa Zero, que é ônibus de graça para todos e todas, o retorno do Orçamento participativo etc.

Jornal S’PASSO – Você é servidor de carreira da administração municipal. Quais serão suas propostas e como será o seu diálogo com o servidor da Prefeitura e do SAAE?

Wandick Pincer – A servidora e o servidor público são o coração da administração. Eles precisam de motivação, respeito e reconhecimento para darem o melhor de si para a cidade. Os servidores públicos de Itaúna estão desmotivados. A prefeitura está cheia de cargos de confiança sem necessidade e prestando um péssimo serviço em várias áreas. Sou servidor concursado da área técnica do SAAE desde janeiro/2000. Portanto, há quase 25 anos me dedicando a questões da cidade e da população, buscando a solução para os seus problemas.

Pretendo reduzir em 30% os cargos de confiança para economizar vários milhões por ano e trabalhar com uma equipe formada em sua maioria por servidores e servidoras concursadas. Não fiz nenhum compromisso de dar cargo de confiança a ninguém!

Vou reunir todos os servidores por setor para conhecer os seus anseios e reivindicações, seja na carreira, na qualidade de vida das atividades diárias, na saúde mental, na produtividade, no reconhecimento de apoio às equipes, na criatividade, para que possamos gerar impactos positivos a toda a categoria e também à coletividade. Precisamos ter um quadro efetivo ideal, que, mesmo com a mudança de gestor, a cada quatro anos, a eficiência seja permanente e contínua.

Jornal S’PASSO – Especificamente no caso do servidor público, quais são as principais demandas e o que o chefe do executivo precisa tratar como prioridade em seu governo?

Wandick Pincer – Podemos destacar a revisão do plano de cargos e carreiras; rediscutir a questão do piso nacional do magistério; a atualização do estatuto do servidor; a abertura de concurso público; a priorização do servidor concursado para a ocupação de cargos de confiança do chefe do executivo; a revisão das leis de férias-prêmio e vale-transporte etc.

Jornal S’PASSO –  A opinião recorrente diz que Itaúna é uma cidade conservadora, com forte apoio à política de direita em todos os níveis. Como seu governo pretende atuar para atender à cidade como um todo, buscando, inclusive, o apoio dos eventuais vereadores de centro e de direita?

Wandick Pincer – Nossa proposta de governo, com o apoio incondicional do Mirinho, como vice-Prefeito, importante líder sindical, ex-vereador e de outras lideranças legítimas que sempre lutaram e lutam por uma Itaúna para o povo, é pautada sempre na participação democrática. Queremos uma cidade mais progressista, mais inclusiva e mais dinâmica, onde todos estejam dentro do governo de forma espontânea, pensando no bem-comum. Iremos construir a verdadeira harmonia com o Legislativo, preconizada na Constituição, valorizando e respeitando todos os vereadores, para que me auxiliem na implantação de políticas públicas para todos e também inclusive em suas propostas como parlamentares. É nosso pensamento unirmos todos, Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores, num propósito diferente de toda a história política de Itaúna, numa administração responsável e que busque as melhores soluções para tantos desafios de nosso município.

Jornal S’PASSO – Na sua opinião, quais são os principais gargalos de Itaúna? Como resolvê-los em quatro anos?

Wandick Pincer – Pretendemos, logo nos primeiros meses, dar início a uma revisão metódica do orçamento público para cortar gastos desnecessários, fazendo a redução dos cargos de confiança do prefeito a fim de sobrar mais dinheiro no caixa da prefeitura, o qual será revertido em algumas ações emergenciais, como: os alagamentos da avenida Jove Soares; a contratação de médicos e profissionais de saúde para as unidades de saúde e os PSF’s; destinar mais recursos para pagar as consultas especializadas e cirurgias eletivas, o retorno do orçamento participativo, para contemplar as comunidades e bairros com obras e ações que elas decidirem como prioridade; a solução da falta de água recorrente em alguns povoados, e também na zona urbana; o esforço concentrado para a manutenção eficiente dos emissários de esgoto do Projeto SOMMA que estão danificados, para evitar mais prejuízo ambiental ao rio São João e melhorar o tratamento de esgoto na ETE; e, por fim, viabilizar a solução imediata ao atendimento do Plantão 24 Horas, que tem gerado tanta dor e indignação à nossa população.

Jornal S’PASSO – Quais são os destaques do seu plano de governo?

Wandick Pincer –  A habilitação de uma UPA para a cidade, junto ao Governo Federal; a melhoria do atendimento no Plantão 24 Horas; a implantação gradativa do programa Tarifa Zero; a volta do orçamento participativo; os investimentos na segurança pública, com apoio às polícias civil e militar, a fim de gerar mais tranquilidade e confiança entre essas instituições e a comunidade; a participação das associações de bairro nas decisões do gabinete do prefeito; a construção de casas populares; e a valorização do servidor público com a revisão do plano de cargos.

Jornal S’PASSO –  O transporte coletivo é a principal questão dos debates de partidos de esquerda e, para esses, a solução é a implantação da “Tarifa Zero”. De que forma seu mandado pretende resolver essa questão e oferecer ao usuário do transporte público um serviço de qualidade, sem pesar em seu orçamento? E sobre o contrato da Prefeitura com a ViaSul?

Wandick Pincer –  A população de Itaúna tem passado os piores momentos com o transporte público oferecido pela Viasul. Nossa proposta, de imediato, é criar um Comitê, com a participação da Câmara, do Ministério Público, da CDL e Ascindi, da própria concessionária e da sociedade civil organizada, para analisarmos o contrato da Viasul e exigir o cumprimento de sua prestação em favor do usuário, mas com a qualidade definida neste documento e na licitação realizada, além do cumprimento dos horários, da utilização de veículos apropriados e, acima de tudo, de respeito com todos que usam o ônibus como meio de transporte para trabalhar, ou por outras necessidades. Ao mesmo tempo, estaremos preparando para implantarmos o Programa Tarifa Zero, cujo modelo que entendemos viável é que ele seja mantido pelo poder público e por vários atores sociais outras fontes de recursos a exemplo de multas de trânsito e outras. O Programa Tarifa Zero permitirá à população o acesso a um transporte público mais eficiente, onde essa população não precise pagar por usá-lo, sendo importante dizer que o dinheiro que sobrar na renda de todos ajudará a melhorar a economia da cidade. Com o Tarifa Zero implantado, todo ano teremos milhões de reais aquecendo o comércio de nossa cidade.

Jornal S’PASSO – Eleito prefeito, como será sua relação com o governo estadual de Romeu Zema? E com o presidente Lula, já que sua candidatura faz parte do “time do governo federal”?

Wandick Pincer –  O Chefe do Executivo Municipal precisa ter uma postura de diplomacia com os demais governantes, a nível estadual e federal. Dentro das necessidades de conversas e entendimentos com o Governador Romeu Zema, no interesse do povo de Itaúna, estaremos prontos para ter uma relação construtiva, de proximidade, de amizade e respeito mútuos. Afinal, Itaúna integra um dos Estados dos mais produtivos e em crescimento no país, e nos orgulhamos muito de ser mineiros. O Governo de Minas Gerais, em todos os tempos, tem atuado como um grande parceiro com os municípios, e nós esperamos estreitar ainda mais essa relação intergovernamental. Com relação ao Governo Federal, teremos acesso direto, por sabermos que em outros mandatos do Presidente Lula, Itaúna se viu contemplada com importantes recursos, como o SAMU, a Farmácia Popular, o Brasil Sorridente, a construção de centenas de casas populares pelo Programa Minha Casa Minha Vida, além de grandes investimentos no saneamento, como a construção da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, o reservatório do Veredas, o poço artesiano do povoado de Calambau, a troca de mais de 8 mil metros corridos de rede de água/anel de gravidade de amianto e a construção de dois filtros rápidos no SAAE, todos com recursos do PAC, além de muitas outras ações que nosso município foi contemplado na sequência do governo federal com a Presidenta Dilma. E, de imediato, tão logo a gente assuma a administração do município, já faremos um primeiro contato com o Governo Lula para buscarmos a habilitação de uma UPA, além de recursos do PAC para aquisição de ônibus a serem utilizados na implantação do Tarifa Zero.

Jornal S’PASSO – Em sua campanha você pretende trazer a Itaúna personalidades da política estadual e nacional?

Wandick Pincer – Sim, pretendemos trazer esses apoios importantes que nossa cidade precisa, e assim mostrar ao povo de Itaúna que temos condições de fortalecer os laços com quem pode nos ajudar a implantar políticas públicas na saúde, na educação, na assistência social, no transporte público, na segurança, na boa governança, no lazer, etc. Somos um dos 5.568 municípios brasileiros e estaremos de mãos dadas com todas as personalidades da política estadual ou nacional, todos os dias!