Eugênio Pinto fala porque fracassou o projeto de um candidato dos partidos de centro e de esquerda

0
423

O ex-prefeito Eugênio Pinto (MDB) esteve à frente até recentemente de encontros com outros políticos de centro e da esquerda local para tentar um nome que pudesse contrapor à polarização das candidaturas colocadas, com os então pré-candidatos Gustavo Mitre (Republicanos) e Maurício Nazaré (PSD). Naquele momento essas lideranças partidárias buscavam uma substituição ao nome de Eugênio Pinto, que estaria impedido pela Justiça Eleitoral de ser candidato. Essa proposta de um nome do centro fracassou e acabou o PT e o PV saindo dos encontros com uma candidatura própria, de Wandick e Mirinho.

O Jornal S’PASSO conversou essa semana com o ex-prefeito Eugênio sobre esse e outros assuntos referentes às eleições 2024.

Um nome de consenso

Sim, tivemos que procurar uma substituição de nomes; até encontramos ótimos nomes, mas, por questões pessoais, não deram certo. Aí, depois, criamos reuniões só com os pré-candidatos do nosso grupo e novamente por questões pessoais e familiares o projeto não deu certo. No dia 31 de julho recebi o Wandick em minha casa e coloquei para ele a questão dos dois partidos. No dia 03 de agosto, por volta de 12h30, fiz contato com o Wandick em nome dos dois partidos, para ele ser vice do Sandrinho (Alessandro Tomaz), mas o mesmo já era pré-candidato a prefeito. Ele falou que teria uma reunião com a equipe dele às 16h e que iria me informar posteriormente. Mais ou menos às 18h30 do mesmo dia, Wandick me ligou e sempre ético pediu para falar em viva voz, me informando sobre a decisão deles. Resolveram que tinham escolhido o Mirinho de vice e que sua chapa já estava definida. A convenção deles seria no dia 04 e não foi possível, então, uma chapa do grupo no qual havíamos conversado por algum tempo.

  1. Apoio do grupo do centro
  2. Sim, mesmo antes de definir os três candidatos, nosso grupo sempre foi procurado pelos pré-candidatos a prefeito. E, após essas definições, sempre tinha um representante nosso para falar com os outros candidatos, pois a gente queria a definição de um nome, como o do Sandrinho. Com a aproximação das convenções, aumentaram as articulações em torno das candidaturas de centro, mas não aconteceu como queríamos.
  • MDB e Solidariedade apoiando Gustavo Mitre
  • Tanto o MDB quanto o Solidariedade estão se articulando e representantes dos dois partidos fizeram reuniões das quais não participei e procuraram o melhor para os dois partidos. Antes mesmo das convenções, eles decidiram apoiar Gustavo Mitre.
  • Apoio a um majoritário
  • Há sim uma tendência para que eu dê o meu apoio a uma candidatura. Dois dos três candidatos não me pediram nem voto e nem apoio. Somente um conversou comigo. Tenho umas questões que ainda precisam ser resolvidas nos próximos dias para me decidir.