Mais um levantamento LIRAa, para detectar nível de infestação do Aedes Aegypti acontece em Itaúna

0
240

A Secretaria Municipal de Saúde informa que realizará mais um levantamento do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice do Aedes aegypti) em Itaúna. O levantamento mais recente ocorreu em agosto, quando 1.798 imóveis foram vistoriados, e 47 tubitos com larvas foram coletados e encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental da SMS. Dos 47 tubitos analisados, 34 continham larvas positivas para o Aedes aegypti (72,3%).

O resultado deste levantamento, divulgado em 02/09, revelou que o município estava em médio risco de infestação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O índice apontado foi de 1,2%, superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde, que é menor que 1%. Na maioria das vistorias realizadas, as larvas do mosquito foram encontradas em pratinhos de plantas, baldes, garrafas, bebedouros de animais, latas, pneus, entre outros.

Agora, em outubro, a visita aos domicílios ocorrerá entre os dias 21 e 25/10. Cada cidadão pode colaborar na eliminação dos focos de reprodução do mosquito transmissor, dedicando 10 minutos semanais para vistorias em suas residências, eliminando recipientes que possam acumular água, verificando as caixas d’água, colocando areia nos pratinhos de plantas, retirando e lavando o reservatório atrás da geladeira, armazenando garrafas de boca para baixo, lavando o vasilhame dos animais domésticos e evitando pneus expostos ao tempo, entre outras ações preventivas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 3249-9824 para mais informações.