Após oito dias de espera para um cateterismo de urgência, a paciente Ana Flávia Ferreira Barbosa, de 37 anos, foi transferida de Itaúna para o Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, no sábado (26). A transferência ocorreu após uma decisão da 2ª Vara Cível de Itaúna que determinava, desde quarta-feira (23), que ela fosse encaminhada a outra unidade em até 24 horas.
Ana Flávia deu entrada no Hospital Manoel Gonçalves em 18 de outubro, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Durante a internação, a paciente contraiu pneumonia, e sua irmã, Roberta Kelly, denunciou uma situação de negligência, relatando que a paciente apresentava larvas na boca. O caso ganhou repercussão e motivou o envolvimento da Polícia Militar.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, assim que o caso foi registrado no sistema estadual SUS fácil MG, foi iniciada a busca por um leito com os recursos adequados. De acordo com a SES, o processo de alocação de leitos é feito por médicos reguladores que analisam cada caso com base na urgência clínica e na disponibilidade de vagas.