Itatiaiuçu: Acirpa inicia mais um ciclo de cursos e oficinas com patrocínio da Mineração Usiminas

Projeto realizado em Itatiaiuçu incentiva desenvolvimento de talentos e economia criativa com oferta de cursos de artesanato e gastronomia

0
351

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) iniciou o ciclo de 2024 das oficinas e cursos previstos em projeto da entidade patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa vai beneficiar 74 pessoas, com aulas de artesanato e gastronomia.

Na quarta-feira, 23, a Acirpa realizou uma aula de integração, reunindo na sede da instituição alunos e professores do projeto. Descentralizados, os cursos e oficinas serão oferecidos pela primeira vez na comunidade de Vieiras e, como na edição anterior, chegarão novamente ao Curtume e à Ponta da Serra, visando garantir mais comodidade aos moradores dessas regiões.

“A gente percebe que as comunidades abraçam o projeto e que as oficinas oferecem muito além das aulas. Elas alcançam o emocional e promovem o estreitamento de laços, contribuem para a convivência e a união das pessoas”, destaca Veralucia da Silva, produtora executiva de projetos da Acirpa. 

Cláudia Vasconcellos está fazendo customização de bordados e tear. Para ela, a iniciativa foi uma boa oportunidade de desenvolvimento. “Eu acho sensacional! Os cursos abriram novos horizontes, novas perspectivas, conheci pessoas e eu tenho um carinho especial com o curso de bordado, porque resgato memórias de quando minha mãe me ensinava na minha infância”, declara Cláudia Vasconcellos, aluna de customização de bordados e tear. 

Parceria

A parceria entre a Mineração Usiminas e a Acirpa teve início em 2012 e desde então mais de 600 pessoas da região foram beneficiadas por meio do projeto, que está alinhado ao propósito da empresa de apoiar as comunidades das quais faz parte.

“Temos orgulho em fazer parte dessa rede de apoiadores que fazem a Acirpa ser essa fortaleza. Reforçamos o compromisso da Mineração Usiminas de ser uma boa vizinha e contribuir com o desenvolvimento das comunidades”, afirma Paulo Assis, coordenador de Relações Institucionais e com as Comunidades da Mineração Usiminas. 

Patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu, da Totem e da Associação Escambo Cultural.