A Mineração Usiminas recebeu na terça-feira, 29 de outubro, alunos da Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, de Serra Azul, distrito da cidade de Mateus Leme. Por meio do programa Portas Abertas, 36 estudantes do primeiro e terceiros anos do ensino médio, acompanhados de um professor e do diretor da instituição foram recebidos na empresa pela equipe de Relações Institucionais e Comunidades.
Os visitantes viram de perto os processos, os investimentos e o trabalho desenvolvido pela empresa com foco no compromisso de atuar de forma segura e sustentável. O grupo passou pelo Mirante Ingá, com uma ampla visão das operações, teve oportunidade de conhecer uma planta de beneficiamento do minério de ferro e o viveiro onde são produzidas milhares de mudas de espécies nativas para os programas de reflorestamento.
Os estudantes e educadores também foram atualizados sobre a descaracterização da barragem Samambaia, que, construída à jusante, é a última estrutura do tipo existente na empresa e já está com 68% das obras concluídas. A visita foi encerrada no Parque Central, área totalmente revegetada com mais de 12 mil árvores após descaracterização da barragem que existia no local.
“Foi muito interessante. Entendemos que iniciativos como essas são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, especialmente porque logo começarão a se preparar para ingressar no mercado de trabalho. Entender como funciona uma grande empresa, as ações para a preservação ambiental, é muito importante”, afirmou o diretor da escola, Paulo Henrique.
Cerca de 800 visitantes em 2024
Quase 800 pessoas da comunidade, representantes do poder público e de diversas instituições já participaram dos programas de visitas à Mineração Usiminas em 2024. As visitas foram realizadas por meio dos programas “Portas Abertas” e “Histórias da Mineração”.
“É uma grande satisfação abrir as portas da empresa para as comunidades das quais fazemos parte. Visando o nosso compromisso de sermos bons vizinhos, buscar manter sempre o diálogo aberto e transparente. E as visitas representam mais uma maneira de fazermos isso, mostrando como atuamos e reforçando que estamos à disposição para tirar dúvidas e ouvir as pessoas”, afirma o coordenador de Relações Institucionais e com as Comunidades, Paulo Assis.