Após 15 anos, eleição para a subseção da OAB em Itaúna terá disputa entre duas chapas

0
267

As eleições para a OAB de Minas Gerais ocorrerão de forma online no próximo dia 17, utilizando um sistema de votação eletrônico com múltiplas opções de autenticação, incluindo certificado digital, biometria e autenticação de dois fatores. Esse formato visa facilitar o acesso dos advogados e diminuir o custo em relação aos processos presenciais anteriores, com uma economia significativa de recursos, permitindo que advogados votem remotamente, entre 9h e 17h, sem a necessidade de comparecimento físico.

Na OAB Minas, três chapas estão na disputa: “OAB no Caminho Certo,” liderada por Gustavo Chalfun e vinculada à gestão atual; “OAB em Suas Mãos,” encabeçada por Adriano Cardoso; e “OAB Pra Você,” representada por Raimundo Cândido Neto, que se posiciona como alternativa de oposição. A campanha eleitoral tem sido marcada por temas como a defesa das prerrogativas dos advogados, a modernização da instituição e o fortalecimento do apoio ao exercício da profissão no estado.

Além da escolha da Diretoria da Seccional e dos Conselheiros Federais e Seccionais, também serão eleitos representantes nas 251 subseções, incluindo diretores e conselheiros subseccionais, responsáveis por atender as necessidades locais dos advogados.

Duas chapas

A disputa pela presidência da 34ª subseção da OAB será entre duas chapas: “Construir e Avançar”, que tem como candidato a presidente Irineu Carvalho de Macedo Júnior, atual presidente da entidade e “Por uma OAB presente e atuante”, encabeçada por Tânia Regina de Faria Batista, atual vice-presidente.

De acordo com Dr. Irineu, a Chapa “Construir e Avançar” tem como principal proposta dar continuidade ao trabalho realizado até agora pela atual gestão que, em consonância com a direção estadual, vem realizando importantes avanços para a advocacia, no sentido de inovar, incluir e avançar.

O advogado, destaca que a primeira meta é começar a construção da nova sede da Subseção Itaúna, plano já iniciado com a conquista da concessão de um terreno pelo município. “A intenção é dar início às obras e concluí-las já no próximo ano. Um compromisso firmado pela direção atual, junto à OAB estadual”.

“Continuaremos firmes na luta em defesa das prerrogativas, através do diálogo, nos valendo de medidas eficazes, que já tem surtido efeito. Também seguiremos na promoção de eventos cada vez mais inclusivos, promovendo cursos, palestras e confraternizações, de modo a fortalecer a classe, unindo e agregando a advocacia itaunense, sempre visando os interesses de cada advogada e advogado, ouvindo e recebendo todos, sempre de portas abertas, seja na participação da gestão, seja para atender às necessidades mais caras para a advocacia. Por isso, contamos com o apoio massivo dos colegas para seguirmos trabalhando”

Se posicionando como alternativa de oposição, a chapa “Por uma OAB presente e atuante, encabeçada por Dra. Tânia Regina de Faria Batista, destaca que a principal proposta da chapa é fazer uma OAB diferente e atuante de verdade.

“Sempre trabalhei para honrar a advocacia e, em especial, a feminina que vem ganhando notoriedade de suma importância nos últimos tempos. Tive que enfrentar as desigualdades, os preconceitos, e já fui humilhada e tantas outras vezes desprezada no decorrer desta carreira de corajosos. Assim, na prática jurídica, eu sei de todos os percalços enfrentados pela classe no cotidiano forense”.

Nosso objetivo é mostrar uma OAB presente no cotidiano dos advogados e da nossa comunidade. Uma OAB que permaneça sempre na mídia, “que não fique somente atrás de uma mesa e promovendo festinhas pequenas, e sim, eventos grandes para representar realmente os advogados de Itaúna, pois nós merecemos”.

Dra. Tânia completa dizendo que está quebrando um paradigma que persiste há quase 15 anos na cidade, de formar apenas uma chapa, “para que permanecessem no poder apenas pessoas indicadas”.

 “Tenho plena certeza que muitos advogados ainda não foram enxergados, mas a partir de agora irão ser, porque na cidade temos excelentes profissionais. A OAB é democracia e todos têm direito de concorrer e levantar a bandeira do que realmente acreditam. Tenho 33 anos de advocacia e meu objetivo é deixar um legado na cidade e assim vou fazer. Vamos avante neste projeto para darmos juntas e juntos um basta nas arbitrariedades no cotidiano do advogado e construir uma administração que dê estrutura e condições para trabalharmos com excelência”.

A votação

O processo será conduzido por um sistema de votação online desenvolvido pela Webvoto, que permite o voto seguro por dispositivos como celular ou computador. Para estar apto a votar, é necessário que os advogados tenham quitado suas anuidades até o dia 18 de outubro. Na formação das chapas, a OAB-MG exige paridade de gênero e um mínimo de 30% de advogados negros.

Confira abaixo os integrantes e número de urna de cada chapa: