Falta de profissionais compromete assistência de crianças autistas nas salas de aula

0
93

A falta de profissionais para acompanhar crianças atípicas na rede escolar foi o tema de uma reclamação enviada esta semana para a reportagem do Jornal S´Passo. Helen Sabrina de Oliveira é mãe do pequeno Lucas, uma criança autista que tem sete anos e está matriculado na Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, no Cidade Nova. De acordo com Helen, a criança vem tendo dificuldades no aprendizado, devido à falta de um profissional especializado para acompanhá-lo. 

“Sempre procuro a secretaria de Educação e eles alegam que não têm profissionais para contratar e que serão realizadas contratações apenas de estagiários de pedagogia e que se nós pais indicarmos um profissional, a secretaria fará a contratação. 

Helen diz que há pais que estão deixando de levar os filhos à escola, porque sem o profissional especializado, as crianças ficam prejudicadas.

APAE confirma reclamações 

Segundo a superintendente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itaúna, Geórgia Stefânia Duarte Chaves Mendonça, a APAE tem recebido reclamações sobre a falta de profissionais especializados nas salas de aula para acompanhamento de crianças atípicas e a demanda para instituição tem aumentado. 

“Acredito que uma das causas seja a dificuldade da escola comum em trabalhar a inclusão desses alunos. Essa semana, a mãe de uma criança assistida pela APAE, trouxe essa reclamação. Segundo ela, desde junho não há professor de apoio e, por isso, a filha está sem ir à aula”. 

O outro lado  

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para atender ‘a demanda de acompanhamento das crianças autistas, o município conta com 139 estagiários contratados que cumprem jornada de quatro horas e 30 estagiários que cumprem jornada de seis horas. Tendo em vista a especificidade da demanda, os estagiários com a maior carga horária exercem as atividades nas creches. 

A Secretaria afirma ainda que as contratações dos estagiários estão acontecendo e, tão logo candidatos aptos para desempenhar as funções de monitores se apresentem, as demandas existentes serão atendidas. “Importante destacar que, a cada tempo, a prefeitura tem divulgado que a Semed está recebendo currículo de estagiários em fluxo contínuo justamente para o atendimento das referidas demandas”, diz nota.