Câmara deve ter duas chapas na disputa pela presidência dos próximos dois anos

0
114

A movimentação pelas eleições da Mesa Diretora da Câmara já começou e os vereadores estão se reunindo em busca de acordos que sustentem a formação de uma chapa que conquiste a maioria dos 17 novos parlamentares. Em conversa com alguns parlamentares, a informação é de que discussões e possíveis composições já estão sendo avaliadas pelos grupos que vão compor a nova Câmara, dentre eles, o de apoio ao novo prefeito, os que são considerados de oposição e os poucos que correram livres das campanhas majoritárias. 

A reportagem do Jornal S´Passo encaminhou a cada parlamentar questionamento se o mesmo poderia se candidatar a presidente, ou se estava articulando compor alguma chapa para a mesa diretora. As respostas mostram que, até o momento existem três nomes que se colocaram na disputa: Toinzinho, Rosse Andrade e Alexandre Campos confirmaram que serão candidatos a presidente e que estão em busca de nomes para vice e secretário. 

Em entrevista ao Jornal S’Passo, o vereador Antônio de Miranda, o Toinzinho, revelou que sua experiência no Legislativo é um dos grandes diferenciais para a disputa que se avizinha. “Estamos agora em busca de outros nomes para a composição da chapa, e acredito que tanto minha experiência como vereador, quanto presidente da Câmara, será o grande diferencial para os veteranos e os novatos. Os diálogos têm sido neste sentido”. 

Alexandre Campos informou que o prefeito eleito Gustavo Mitre, não influenciará na disputa da mesa, já que quase a unanimidade dos eleitos caminharam com ele durante as eleições. “Até o momento quem colocou os nomes para disputar a presidência foram Toinzinho, Rosse e eu, mas as conversas definitivas ainda não foram feitas, pois faltam alguns dias”. 

Já Rosse Andrade, disse à reportagem que se colocou à disposição, mas está conversando com o partido para as definições do vice e do secretário. “Será uma decisão do partido, nosso nome estará à disposição com certeza, para criar uma frente ampla da Direita em nossa cidade”. 

Desfecho 

Das três chapas, apenas duas devem permanecer, já que a chapa de Rosse Andrade não terá apoio do novato Beto do Bandinho, que também foi eleito pelo PL, é irmão da Deputada Federal Gláucia Santiago e tio de Hidelbrando Neto, vice-prefeito de Gustavo Mitre. Beto já declarou seu apoio a Toinzinho e, como tanto Gláucia quanto Netinho, têm influência direta nas decisões do PL, o partido dedeve inviabilizar a candidatura de Rosse para que haja uma convergência em relação ao nome que estará na disputa. 

Ao Jornal S`Passo, Beto confirmou que não pretende participar da disputa pela mesa diretora, pois quer se empenhar em fiscalizar e legislar neste primeiro momento. “Já firmei compromisso com Toinzinho, afirmando que daria meu apoio a ele para presidente, devido a sua trajetória e experiência na Câmara”, confirmou. 

Recentemente, os novatos Wenderson da Usina e Guilherme Rocha responderam à reportagem que não pretendem disputar a presidência ou compor a mesa diretora. Carol Faria disse que também não pretende compor a mesa, mas que já foi procurada pelo vereador Antônio de Miranda para apoio. “Fui procurada apenas pelo Toinzinho, e acredito que o cenário está favorável ao mesmo”, disse Carol. 

Embora Léo Alves tenha confirmado que pretende disputar a presidência, disse também que sua candidatura depende de um consenso da maioria. Alguns vereadores revelaram à reportagem que Léo deve integrar a chapa de Toinzinho acompanhado de Márcia Cristina ou Gustavo Barbosa, o que provavelmente daria a vitória à chapa, pois todo o grupo que apoiou Mitre, deve chancelar apoio em bloco à candidatura. 

A data da eleição será definida pelo presidente Nesval Júnior, seguindo o Regimento Interno da Câmara, que determina como prazo, a segunda quinzena de novembro.