Em reunião realizada em Belo Horizonte, o vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em destinar R$ 30 milhões para a execução da tão aguardada obra de reestruturação do Trevo do Padre Eustáquio. O encontro contou com a presença do prefeito Neider Moreira (PSD), da deputada estadual Lohanna França (PV), do deputado Federal Cássio Soares (PSD) e do vereador eleito Rosse Andrade (PL).
Representando o governador, que estava em viagem oficial à Europa, o vice, Matheus Simões (NOVO), destacou que a liberação do recurso está condicionada à municipalização do trecho pela prefeitura, já que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) não tem planos de executar a obra diretamente.
Após a reunião e o compromisso firmado pelo Governo do Estado, a atual administração tomou as medidas necessárias para atender às exigências. A empresa Porto Assunção, foi contratada para elaborar o projeto executivo da obra, que já foi aprovado pelo DER-MG. Agora, o município trabalha na finalização do processo de municipalização do trecho, passo fundamental para receber os recursos estaduais.
De acordo com o prefeito Neider Moreira, o projeto prevê a construção de duas alças de acesso, uma inferior no sentido dos bairros e outra superior no sentido do centro da cidade. “Essa é uma obra que deixará um legado para a população e que já está pronta para ser executada na próxima gestão, em 2025”, afirmou Neider.
Custo e uso do recurso
O vereador eleito Rosse Andrade, informou que o custo estimado da obra gira em torno de R$ 25 milhões. Caso o valor total do repasse não seja utilizado, o restante poderá ser direcionado para outras melhorias na região, incluindo intervenções em vias adjacentes.
Morador da região, o vereador Rosse Andrade considera que a obra no Trevo do Padre Eustáquio é considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o tráfego na região.
“Com a aprovação do projeto e o comprometimento do governo estadual, espera-se que a reestruturação traga benefícios significativos para os motoristas e pedestres que circulam pelo local diariamente”, disse.
Ainda segundo Rosse, a expectativa agora é que os trâmites de municipalização e licitação sejam concluídos em tempo hábil, garantindo que a execução da obra possa começar ainda no primeiro semestre de 2025, pela nova gestão.