Rotary celebra encerramento das atividades do projeto Gestão Inclusiva nas escolas de Itaúna

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Rotary celebra encerramento das atividades do projeto Gestão Inclusiva nas escolas de Itaúna

Foi realizado o encerramento das atividades do projeto Gestão Inclusiva, idealizado pela PUC Minas, em parceria com o Distrito 4560 do Rotary, da região Centro-Oeste, composto por 62 clubes da região. O evento reuniu 40 participantes da educação de Itaúna, marcando o fim de um ciclo de iniciativas voltadas para a inclusão e a melhoria da gestão nas escolas do município.

O encontro, que contou com a presença de representantes de 31 escolas, seis patrocinadores e padrinhos do projeto na cidade, foi um marco na história da educação do município. Entre os presentes, destacaram-se os membros dos Rotary Clubs de Itaúna: Cidade Educativa e Cidade Universitária, que têm sido fundamentais na viabilização das ações do projeto.

Durante a cerimônia, foram entregues folders informativos e o relatório detalhado das atividades realizadas, o que permitiu aos participantes acompanhar o impacto positivo que o projeto Gestão Inclusiva gerou nas escolas do município. Além disso, a organização fez questão de reconhecer o esforço de todos os envolvidos com a entrega de certificados de agradecimento, além de placas de identificação que foram colocadas nas entradas das escolas participantes e nas sedes dos padrinhos do projeto.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o depoimento do professor Nilson Teles, do Number One, e do presidente do Sicoob Centro-Oeste, Márcio Olívio Villefort, que reforçaram a importância da iniciativa para a educação local. Villefort, inclusive, destacou: “Não queremos somente colocar dinheiro no projeto, queremos fazer parte”.

A programação do evento também contou com vídeos explicativos sobre o projeto Gestão Inclusiva e a relevância do Rotary na realização dessa iniciativa. Em uma participação online, a Dra. Nivânia, da PUC Minas, e as professoras Juliane Nikine, de Mariana, e Valdirene, da Entervia, também contribuíram para o sucesso do evento com suas considerações sobre o impacto da educação inclusiva e as possibilidades de aprimoramento da gestão escolar.

Importância do projeto

Segundo o Censo Escolar de 2023, Itaúna conta com 13 escolas municipais, quatro estaduais e 575 matrículas em Educação Especial, com 209 professores atuando nos anos iniciais, 234 nos anos finais e 242 no ensino médio.

De acordo com o coordenador de Imagem Pública do Rotary Itaúna, Wellington José Borges, o projeto Gestão Inclusiva, que acontece há dois anos e meio, tem sido uma ferramenta importante na melhoria da qualidade do ensino na cidade, na formação, sensibilização e acompanhamento na inclusão de alunos com deficiência nas escolas.

“Atuamos na parte de fomento do projeto em Itaúna, Carmo Cajuru e Santiago. Inclusive, em Itaúna, auxiliamos na criação do documento norteador das melhores práticas de inclusão nas unidades educacionais. A parceria entre escolas, comunidade e instituições como a PUC e o Rotary foi, sem dúvida, um dos pilares para o sucesso do projeto, e a esperança é que essa união continue a produzir frutos para a educação no município nos próximos anos.”