Defesa Civil faz avaliações preventivas para reduzir possibilidade de alagamentos

0
48

Mesmo após mais de duas semanas de chuva consecutiva, a chuva forte não dará trégua em Itaúna neste fim de semana. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, tanto para sábado, 11 de janeiro, quanto para domingo, 12, há previsão de céu nublado com chuvas a qualquer hora. 

Os temporais podem ser de forte intensidade, acompanhados de raios e rajadas de vento. A chuva também mantém as temperaturas amenas. No sábado e no domingo, a máxima está estimada em 26°C, com mínima de 18°C e umidade relativa mínima de 90% em ambos os dias. 

O início de janeiro tem chuvoso e, em apenas três dias, já foi registrado mais de 20% do volume médio de chuva estimado para todo o mês. Por isso, a Defesa Civil do município intensificou as ações preventivas e avaliações de áreas com risco de desabamentos e enchentes. 

Nesta semana, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, a Defesa Civil realizou a limpeza da comporta da barraginha no final da Avenida Jove Soares, para evitar que ela transborde e cause inundações. 

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Márcia Moreira, já ocorreram alguns transbordamentos na região, pois o local não conta com canaletas para o escoamento da água da chuva, como ocorre no restante da Prainha.

“A limpeza deste local e a abertura dessa pequena comporta vão escoar parte da água da lagoa, aumentando a capacidade da calha da Jove Soares”, explica. 

Também foi realizada a medição para a instalação de réguas de nível d’água na cabeceira da barragem, que recebe águas de outro município e deságua na Barragem do Benfica.

“Esse local recebe o desaguamento de diversos ribeirões de municípios vizinhos e a medição permitirá identificar o volume que a cabeceira suporta, para que possamos tomar medidas de escoamento e realizar a abertura gradual das comportas, se necessário. Ambas as ações são preventivas e serão monitoradas ao longo de todo o mês”. 

 Em alerta 

Após destacar as ações de prevenção, a coordenadora da Defesa Civil também reforçou os canais de emissão de alerta da prefeitura. “Peço à população que fique atenta aos canais de comunicação, principalmente às redes sociais, aos canais de WhatsApp, as mensagens que são enviadas pela Defesa Civil para que todos nós possamos nos proteger”. 

Márcia também fez um apelo aos moradores para que evitem descartar lixo em locais irregulares, o que pode favorecer as ocorrências de alagamentos.

“Nós solicitamos à infraestrutura a intensificação do trabalho que é feito com a limpeza da cidade e pedimos a colaboração do povo itaunense para evitarmos, ou pelo menos minimizarmos, o impacto das chuvas na nossa cidade”, finalizou.