Enem: Resultado será divulgado nesta segunda e nota pode garantir bolsa de até 100%  

O momento de espera pelas notas é motivo de ansiedade para os estudantes

0
86

O início de um novo ano traz uma série de oportunidades para os estudantes que almejam ingressar no ensino superior. É neste momento que os principais processos seletivos do país começam a se desenrolar, oferecendo diversas possibilidades para os candidatos. Entre estes processos, destacam-se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os estudantes que fizeram o Enem 2024, em novembro passado, ainda estão aguardando o resultado da prova que serão divulgadas nesta segunda-feira, dia 13. 

Esse momento de espera está sendo motivo de ansiedade para os candidatos que realizaram a prova em Itaúna. Afinal, enquanto o resultado não sai, eles não têm certeza se vão passar no curso desejado ou onde vão estudar, por exemplo. 

A reportagem do Jornal S’Passo conversou com alguns estudantes que realizaram a prova para saber sobre essas expectativas até a próxima segunda-feira. Maria Clara Silva, 17 anos, disse ter se preparado bastante para a prova e estar confiante, “mas sempre dá aquele frio na barriga, enquanto espero o resultado. Espero que todo o esforço tenha valido a pena”. 

João Pedro Almeida, de 18 anos enfatizou que a prova foi desafiadora, mas que espera ter conseguido responder bem às questões. “Pretendo cursar Medicina Veterinária, agora é focar em manter a calma e esperar até segunda-feira para saber o resultado.” 

O jovem Guilherme Esteves Rabelo, de 17 anos, disse que desde o dia da prova foi uma adrenalina e que quase perdeu a aplicação do exame. “Minha expectativa é alta, porque estudei muito nos últimos meses, além disso, cheguei um pouco atrasado no dia e quase que não deu para fazer a prova. Agora só quero que chegue logo o resultado para saber como fui”. 

“Sem neuras, você deu o seu melhor” 

Nossa equipe conversou também com o neuropsicólogo Maurício Ferreira, para dar dicas para os estudantes lidarem com a tensão até a próxima semana. A primeira orientação é concentrar-se no presente. “Lembre-se de que você deu o seu melhor dentro das suas capacidades”, afirmou. “Preocupar-se excessivamente com variáveis fora do seu controle é um desperdício de energia vital e uma forma injusta de se julgar.” 

Ele também sugere que os estudantes adotem práticas de autocuidado emocional, realizando diálogos internos com afirmações positivas sobre si mesmos. “Essas afirmações ativam o córtex pré-frontal e o cíngulo anterior, áreas relacionadas à tomada de decisões e à categorização das experiências. Isso, por sua vez, inibe a amígdala cerebral, diminuindo a liberação de cortisol e reduzindo a ansiedade e as dificuldades para dormir”, explicou. 

Além disso, ele recomenda o uso de técnicas de relaxamento, como respiração suave, e a prática regular de exercícios físicos como estratégias complementares. “Não se esqueça: você já fez a sua parte. Agora, cuide de si mesmo.”