Vereador Rosse Andrade é denunciado à Comissão de Ética após resposta a cidadã em plenário

Suspeita é que Luana Teles teria sido instruída por colega de mandato do parlamentar e incentivada a formalizar denúncia

0
68

 “Sobre a eventual instrução da cidadã para que abrisse uma denúncia contra minha pessoa no Conselho de Ética por pares meus, não posso afirmar isso, mas, o que me chega é que talvez possa ter tido certa orientação. Caso seja verdade, lamento, pois, nós vereadores temos que reconhecer nossas funções, dentre as várias, a de fiscalizar”.

Na última semana, o vereador Rosse Andrade (PL) se tornou alvo de uma denúncia à Comissão de Ética da Câmara Municipal, após uma resposta considerada inadequada a uma cidadã, durante uma sessão plenária. O caso gerou repercussão nas redes sociais e dividiu as opiniões.

O episódio teve início quando, durante uma sessão na Câmara, o vereador fez uma denúncia sobre a crescente instalação trailers sem autorização no município. Em seu discurso, Rosse alertou para os riscos à saúde pública, uma vez que muitas desses trailers comercializam alimentos sem o devido alvará da vigilância sanitária. O vereador também mencionou a prática ilegal de “gatos” de energia elétrica em áreas públicas, como na Praça do bairro Santa Edwiges, onde um trailer está instalado de maneira irregular.

O discurso de Rosse Andrade gerou uma reação inesperada de Luana Cristina Teles, filha da proprietária do trailer localizado na praça do bairro Santa Edwiges. Durante a sessão, Luana se dirigiu ao vereador e fez um desabafo. Ela relatou que, ao longo dos últimos quatro anos, sua família procurou a Prefeitura para solicitar melhorias na praça, mas nunca obteve resposta. Luana também falou sobre a importância do trailer para a sobrevivência de sua família, especialmente para o tratamento do filho autista.

De forma inédita, após a sessão, Luana procurou a Comissão de Ética da Câmara para formalizar a denúncia contra o vereador, alegando que a resposta de Rosse, que teria dito “quando um burro fala, o outro abaixa a orelha”, a teria ofendido.

Resposta da Comissão de Ética

O jornal S´Passo procurou a presidente da Comissão de Ética, vereadora Márcia Cristina, para comentar a denúncia. Ela confirmou que havia recebido Luana na semana anterior, mas afirmou que até o momento não tinha sido formalmente informada sobre qualquer denúncia. “A orientamos sobre como funciona a comissão. Até o momento não fui informada acerca de denúncia realizada”, declarou Márcia.

A reportagem entrou em contato com Luana para questioná-la sobre a denúncia e ela se mostrou confusa sobre o assunto e declarou: “Primeiramente, não sabia do que se tratava”. Após ser informada sobre a resposta da presidente da Comissão de Ética, Luana se esquivou e afirmou que não daria declarações ao jornal. “O que tinha que fazer já fiz, agora é esperar a comissão de ética fazer o trabalho deles”, concluiu.

Nota do vereador

Em nota, o vereador Rosse Andrade se manifestou sobre a denúncia e reafirmou suas motivações ao abordar o caso do trailer. “Enquanto vereador, no uso das minhas atribuições, busquei por informações correspondentes ao ‘trailer de lanches’ instalado no Bairro Santa Edwiges”, afirmou, acrescentando que foi provocado por populares que questionaram a regularidade das operações no local.

Rosse ainda destacou que, ao realizar as apurações na Prefeitura, constatou que o trailer estava operando sem as autorizações legais. “Enfatizo que a minha função e intenções jamais serão para atrapalhar o serviço de quem quer que seja, uma vez que todos merecem buscar seus proventos de forma digna, mas, uma vez que me é trazida uma ‘denúncia’, especialmente quanto a questões que envolvem saúde pública, tenho que verificar”, disse o vereador.

Quanto à acusação de ofensa, Rosse Andrade afirmou que as falas de Luana visaram contestar sua atuação e tentou esclarecê-las. “A regularização da atividade é imprescindível para a segurança dela e dos consumidores”, reforçou.

O vereador também comentou sobre a denúncia à Comissão de Ética. “Não tenho informações sobre o acatamento da denúncia pela Presidência do Legislativo, nem da mencionada Comissão, mas, se houver, estarei firme na defesa de meu papel, que também é o de outros colegas Edis”, afirmou.

Por fim, Rosse expressou tristeza com a repercussão do fato e desejou que tudo fosse devidamente esclarecido. “Estou ao lado de todos os itaunenses, zelando pela integridade, a saúde e os interesses destes”, concluiu.