CEMIG esclarece falta de energia na região de Cachoeirinha em Itaúna

0
582

A Cemig informa que está atuando para restabelecer a energia na região rural de Cachoeirinha, em Itaúna.

A companhia esclarece que a queda de um eucalipto sobre a rede provocou a quebra de dois postes, rompimento de cabos e outros danos, causando a interrupção do fornecimento de energia na região. Equipes permanecem no local, empenhadas nos trabalhos de recomposição da rede e a previsão é que o fornecimento de energia seja normalizado nas próximas horas.

Para evitar este tipo de ocorrência, a Cemig alerta os produtores rurais para o plantio e a manutenção de vegetação em distância segura da rede elétrica. Como as ocorrências relacionadas à queda de vegetação na área rural são mais recorrentes onde há plantação de pinus e eucaliptos, a Cemig recomenda que o plantio respeite as distâncias mínimas da rede elétrica.

Para o eucalipto, que pode atingir até 30 metros de altura, deve ser mantida a distância de 40 metros (20 em cada lateral) no entorno da rede. Isto garante menos episódios de falta de energia, mas acima de tudo evita riscos de acidentes.  Além da queda sobre a rede, também ocorre falta de energia quando a casca do eucalipto começa a soltar e é levada pelo vento, enroscando nos fios. Há outras situações em que o tronco da árvore dobra, bate nos fios da rede elétrica e volta ao estado normal com o vento, dificultando às equipes da Cemig identificar onde está o defeito. Por isso, a solução definitiva do problema demora mais.