Hoje tem “Dia D” vacinação contra Febre Amarela na Praça da Matriz

Percentual de imunização em Itaúna é baixo, em comparação aos números do Estado

0
244

Hoje, 5, das 8h às 12h, acontece o “Dia D” imunização contra a Febre Amarela na Praça Dr. Augusto Gonçalves, com a presença do vacimóvel da Secretaria Municipal de Saúde. Esta ação faz parte da campanha de reforço, iniciada na terça-feira, 1º de abril, e que se estenderá ao longo de todo o mês. Durante esse período, todas as unidades de saúde estarão disponíveis para a aplicação das doses, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, obtidos a partir do quadro de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, Itaúna apresenta uma cobertura vacinal de 56,34%, número 30% inferior à cobertura de Minas Gerais, que alcança 87,68%. 

Na atual campanha contra a Febre Amarela, devem se vacinar crianças a partir de 9 meses, adultos que ainda não tomaram a vacina, e todas as pessoas até 59 anos que não apresentem contraindicações. É importante ressaltar que pessoas com 60 anos ou mais, gestantes ou lactantes devem procurar orientação médica antes de se vacinarem. 

Imunização dos itaunenses 

Levantamento do percentual de vacinação em Itaúna, que inclui 13 imunizantes disponibilizados pelo Ministério da Saúde mostra índices acima de 90% com exceção da imunização contra gripe e catapora.

Em relação às vacinas para recém-nascidos e crianças, a vacina BCG (contra tuberculose) tem uma cobertura de 96,44%, a Hepatite B em menores de um ano apresenta 96,75% de cobertura, e a Pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza tipo B, também alcança 96,75%.

A vacina contra poliomielite, mais conhecida como “gotinha do Zé Gotinha”, imunizou 91,31% das crianças. Contudo, ela foi substituída pela VIP (vacina inativada contra poliomielite), aplicada em três doses, com uma cobertura de 96,02%. A vacina contra o Rotavírus atingiu 97,70% de imunização. A Pneumocócica 10-valente, que protege contra infecções causadas pelo pneumococo, tem uma cobertura de 100,84%.

A Meningocócica C conjugada, contra a meningite C, alcançou 91,31%, enquanto a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, tem 95,18% de imunização. 

Outras vacinas incluem Hepatite A com 66,49%, e DTP (difteria, tétano e coqueluche) com 96,65%. Os percentuais de imunização mais baixos são observados na vacina contra Influenza (gripe), com 57,72% de cobertura em 2024, e na vacina contra a Varicela (catapora), com 55,08%, sendo esta última em falta na rede pública em todo o país. 

Campanhas intensificadas

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo, os percentuais menores de vacinação podem gerar um temor infundado na população, levando ao erro de acreditar que essas vacinas são arriscadas, o que ainda pode contribuir para a disseminação da desinformação e, consequentemente, para a redução da cobertura vacinal.  

“De modo geral, a cobertura vacinal de Itaúna tem apresentado resultados insatisfatórios em comparação com as metas do Programa Nacional de Imunizações. Por isso, a atual gestão está comprometida em reverter a situação por meio de estratégias de incentivo à vacinação”, afirmou o secretário. 

Alan ressalta que entre as medidas já adotadas estão a disponibilização de uma unidade móvel de vacinação aos sábados na Praça da Matriz, que também atenderá às zonas rurais, além da ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde, para facilitar o acesso da população. 

 “Estamos intensificando as campanhas de conscientização sobre a importância da imunização e criando uma equipe ‘extra-muro’, que levará a vacinação até empresas e locais de trabalho, garantindo que aqueles com dificuldades para ir aos postos sejam imunizados. Com essas ações, a administração reafirma seu compromisso em garantir maior acesso à vacinação e ampliar a cobertura vacinal no município”, disse o secretário.